345Quantas mais edições leres, mais hipóteses terás de ganhar! Cada edição lida corresponde a uma possibilidade.Em data que anunciaremos posteriormente, faremos uma transmissão live através do Facebook para sortearmos o vencedor!Segue-nos no Facebook e no Instagram para não perderes o lançamento de cada edição.Cada artigo tem um tempo médio de leitura. À medida que o vais lendo vamos fazendo a contagem do tempo que estás a usar.1Quando atingires o tempo médio de leitura activas o espaço onde te podes candidatar ao prémio.2Cada artigo tem um tempo médio de leitura. À medida que o vais lendo vamos fazendo a contagem do tempo que estás a usar.Quando atingires o tempo médio de leitura activas o espaço onde te podes candidatar ao prémio.12345Quantas mais edições leres, mais hipóteses terás de ganhar! Cada edição lida corresponde a uma possibilidade.Em data que anunciaremos posteriormente, faremos uma transmissão live através do Facebook para sortearmos o vencedor!Segue-nos no Facebook e no Instagram para não perderes o lançamento de cada edição.
Conteúdo patrocinado

O Ford Kuga tem um sistema de tração integral que usa inteligência artificial. Como funciona?

O novo Ford Kuga Hybrid AWD está equipado com um sistema de tração integral com inteligência artificial. Chama-se “AWD disconnect” e hoje vamos explicar como funciona.

O Ford Kuga tem um sistema de tração integral que usa inteligência artificial. Como funciona?

O novo Ford Kuga Hybrid AWD está equipado com um sistema de tração integral com inteligência artificial. Chama-se “AWD disconnect” e hoje vamos explicar como funciona.

Advertisement

O novo Ford Kuga é um dos SUV mais vendidos da marca da oval azul. Além da ampla gama de motorizações (Plug-in Hybrid, EcoBlue Hybrid, Electric Hybrid, EcoBlue Diesel e EcoBoost Gasolina), há mais um motivo para este sucesso: a aposta na tecnologia ao serviço da condução.

Com cinco estrelas nos testes EuroNCAP, o Ford Kuga na versão Hybrid AWD reforça a sua aposta na segurança através do sistema “AWD disconnect”. Um sistema que recorre a processadores e sensores eletrónicos para aumentar a eficiência e a aderência em estrada.

AWD Disconnect

Estes sensores, comandados por algoritmos de inteligência artificial, conseguem desligar o sistema de tração integral em condições de condução favoráveis para melhorar os consumos do Ford Kuga em 6,5 %. E pode voltar a ligar-se em menos de 20 milissegundos para voltar a beneficiar o condutor da aderência extra.

Em situações em que as rodas dianteiras não têm tração, o sistema pode mesmo enviar 100% da potência para as rodas traseiras.

Como funciona o AWD Disconnect

A unidade de controlo do Ford Kuga recorre a um algoritmo de “lógica difusa” para determinar a necessidade de fornecer tração às rodas traseiras. Nomeadamente, quando estamos a circular numa autoestrada em condições quentes e secas. Nestas condições, o sistema não recorre ao motor elétrico montado no eixo traseiro.

“Lógica Difusa” refere-se ao algoritmo, que pode ter em conta todo o tipo de variáveis antes de tomar uma decisão.

O sistema AWD Disconnect monitoriza a informação de vários sistemas, incluindo: controlo de tração e ABS, para determinar a velocidade de todas as rodas; a ativação do limpa pára-brisas e a temperatura exterior, para determinar as condições meteorológicas; e pode mesmo detetar se o Kuga está a rebocar um atrelado.

Ford Kuga interior portugal

É com base nestes sensores/variáveis que o algoritmo toma a melhor decisão face ao contexto. Por exemplo, ligar o limpa pára-brisas não significa que esteja a chover. Para determinar a necessidade de ligar o sistema AWD, seria necessário que o sensor de temperatura ambiente, escovas automáticas e informação do ESP indicassem o mesmo sentido.

Equipado com uma caixa automática de 8 velocidades, o Ford Kuga Hybrid oferece 190 cv de potência e consumos de apenas 5,8 L/100 Km e emissões de 132 gr/km — ciclo WLTP. Tudo isto num SUV familiar que é capaz de cumprir os 0-100 km/h em apenas 9,2 segundos.

Performance e tecnologia ao serviço da segurança e do ambiente.

Ford Kuga Portugal

Mostre o que sabe sobre a Ford

Responda corretamente às três perguntas de cada artigo deste Especial e habilite-se a ganhar uma experiência única com a Razão Automóvel e a Ford.

Habilite-se a uma experiência com a Ford e a Razão Automóvel

Complete a sua participação seguindo os próximos passos

1. Siga-nos nas redes sociais

2. Subscreva a nossa newsletter

Subscrever

3. Deixe-nos o seu email

Não se preocupe, os seus dados estão seguros connosco.
Consulte a nossa política de privacidade.

Razão Automóvel