Notícias Após 32 anos o motor VR6 continua no ativo (excepto na Europa)

Motores

Após 32 anos o motor VR6 continua no ativo (excepto na Europa)

Deixou a Europa em 2018, mas da China aos EUA, o «velho» motor VR6 da Volkswagen continua a animar modelos do gigante alemão.

Motor VR6 da Volkswagen
@ Volkswagen AG

Descontinuado na Europa desde 2018 — motivado pelas normas de emissões cada vez mais apertadas — um dos mais icónicos motores da Volkswagen continua a fazer valer algumas das suas vantagens pelo mundo fora. Falamos do motor VR6.

A sua história remonta a 1991, altura em que a Volkswagen estreou com o Corrado a primeira geração deste motor, apelidada internamente de AAA. Mas o seu nome comercial, como sabemos, é outro: VR6.

Um nome que surge da associação das palavras alemãs “Verkürzt” e “Reihenmotor”, e que em português significa algo como “motor em linha curto”, já o “6” diz respeito ao número de cilindros.

Ilustração. Corte motor VR6
Nascido na década de 90, a família VR parece ter sete vidas.

A grande vantagem desta arquitetura — numa época em que os motores turbo a gasolina ainda tinham limitações em termos de eficiência — dizia respeito sobretudo às suas dimensões compactas. Os motores VR6 conseguiam aliar a performance dos V6 convencionais às dimensões dos motores de quatro cilindros em linha.

1993 Volkswagen Corrado vr6
Quem ainda se lembra do Volkswagen Corrado ponha a mão no ar.

Um motor «velho» que continua no ativo

Na Europa este motor animou praticamente toda a gama da Volkswagen — e até alguns modelos da Porsche.

leiam também Volkswagen Passat W8. Leram bem, oito cilindros em W

Começou a sua carreira no já referido Corrado e também na Passat. E nem o monovolume «português» Volkswagen Sharan — produzida na fábrica Autoeuropa, em Palmela — escapou aos seus serviços.

Era na versão CARAT com o motor VR6, o topo de gama da Sharan na década de 90, que encontrávamos a derradeira expressão do MPV português.

Mas sem dúvida que onde este motor se notabilizou mais foi no Volkswagen Golf R32. Um modelo que nós tivemos oportunidade de conduzir em 2022.

Esta unidade cedida pela Volkswagen Alemanha, deixou-nos um sorriso no rosto:

Regressando ao passado recente, a última vez que vimos este motor comercializado na Europa foi através dos Volkswagen Touareg e Porsche Cayenne.

Algo que aconteceu até 2018, na versão BWS deste bloco. Foi a derradeira evolução deste motor que, a pouco e pouco, foi perdendo os seus argumentos, pelo menos no mercado europeu, face aos motores turbo mais pequenos e eficientes.

Na China e EUA a sua caminhada continua, o que ajuda a mostrar como a indústria automóvel mundial está a evoluir a diferentes velocidades. Na China encontramos este motor nos SUV Volkswagen Talagon e Audi Q6, este último lançado há poucos meses.

Nos EUA, o motor VR6 continua no ativo também ao serviço de um SUV, o Volkswagen Atlas: um dos maiores SUV da marca alemã a nível mundial. Mas não será por muito tempo, pois no Salão de Chicago de 2023, foi mostrado um Atlas renovado e este vai prescindir dos préstimos do 3.6 VR6 de 280 cv, substituído por um mais comum 2.0 TSI com quatro cilindros em linha.

Um motor que para a Europa é passado e que em outras partes do mundo continua a cumprir o seu papel. No «velho continente» os motores de combustão têm o fim anunciado: 2035 é mesmo o fim, mas há algumas excepções.