Um crossover 100% elétrico. Este é o novo protótipo da Volkswagen

Um crossover 100% elétrico. Este é o novo protótipo da Volkswagen

2017 Volkswagen I.D. Crossover concept

Não sobram dúvidas: caminhamos para o início de uma nova era na Volkswagen. Uma era da eletrificação e da condução autónoma e este novo protótipo é mais um exemplo disso mesmo.

Primeiro foi o hatchback, apresentado no Salão de Paris. Depois seguiu-se a «pão-de-forma», no Salão de Detroit. Agora, a Volkswagen prepara-se para revelar o terceiro elemento da família I.D., um conjunto de modelos 100% elétricos e 100% futuristas.

2017 Volkswagen I.D. Crossover concept

O crossover ainda não tem nome, mas uma coisa é certa: será apresentado ao público no Salão de Shanghai, que decorre na cidade chinesa entre os dias 19 e 29 de abril.

O melhor de dois mundos?

Com este novo modelo a marca alemã pretende demonstrar não só quão multifacetada é a sua plataforma MEB (plataforma dedicada a modelos elétricos), como também o quão diversa será a sua futura gama de modelos zero emissões. O primeiro veículo elétrico derivado da nova plataforma será a versão de produção do primeiro concept I.D., e chegará ao mercado em 2020.

Quanto ao novo concept, a Volkswagen descreve-o como uma mistura entre um “coupé de quatro portas e um SUV”, com um interior confortável, espaçoso e flexível. Um modelo talhado para a condução em todo-o-terreno mas igualmente eficiente em cidade, graças à propulsão elétrica.

A NÃO PERDER: Volkswagen Golf. As principais novidades da geração 7.5

Aqui, um dos trunfos deste protótipo serão as tecnologias de condução autónoma, batizadas anteriormente de I.D. Pilot. Com um simples premir de um botão, o volante multifunções retrai-se para dentro do tablier, permitindo viajar sem que seja necessária a interferência do condutor. Neste caso passa a ser mais um passageiro. Uma tecnologia que só deverá ser estreada nos modelos de produção em 2025 e, claro, após a sua devida regulamentação.

2017 Volkswagen I.D. Crossover concept

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter