Notícias 5 tecnologias do Land Rover Discovery Sport que não conhecias

5 tecnologias do Land Rover Discovery Sport que não conhecias

A Land Rover apresentou uma gama de tecnologias avançadas no novo Discovery Sport, concebidas para maximizar a segurança e o conforto. Conheces alguma?

Um conjunto de 43 sensores mede tudo desde a qualidade do ar do habitáculo e intensidade solar, à chuva no para-brisas, enquanto a uma câmara estéreo monitoriza a estrada à sua frente e reconhece veículos, faixas e até sinais de trânsito. Algumas não são uma novidade no setor automóvel, mas outras vão-te surpreender.

RELACIONADO: Land Rover Rota Histórica 25 anos visita a Serra da Estrela

Discovery Sport_Discreet Technologies Infographic

1 – Sensor de Carga Solar

O Discovery Sport incorpora um sensor de carga solar no tablier que mede a intensidade dos raios solares a cada 200 milissegundos, ajustando automaticamente o ar condicionado para compensar a carga solar adicional através do para-brisas.

Ao sair da sombra para o sol, o sistema aumenta de forma impercetível o desempenho do ar condicionado, tomando, inclusivamente, em consideração o ângulo do sol para compensar o seu efeito na temperatura do habitáculo. A humidade no habitáculo é também medida, sendo o sistema de ar condicionado ajustado com precisão para conseguir atingir a temperatura programada.

A disposição flexível de 5+2 lugares do Discovery Sport incorpora grelhas de ventilação ao nível da face na segunda fila de bancos para maximizar os efeitos do sistema de controlo climático. Uma unidade auxiliar de ar condicionado incorporada na terceira fila de bancos disponibiliza também grelhas ao nível da face, para um desempenho ideal em climas quentes.

2 – Desastre Nuclear? Não há problema

O Discovery Sport encontra-se disponível com Ar Condicionado Automático de Duas Zonas e sensor de qualidade do ar, que monitoriza os níveis de humidade e poluição. Quando deteta níveis de poluição elevados, o sistema liga automaticamente o modo recirculação. O limpa-para-brisas com sensor de chuva é automaticamente ativado conforme as condições, enquanto um sensor instalado no para-brisas deteta e limpa automaticamente qualquer chuvisco no para-brisas.

Em condução através de água, os sensores ultra-sónicos incorporados nos espelhos exteriores medem a distância dos espelhos à superfície da água. A unidade de controlo do sistema de passagem a vau “Wade Sensing” calcula a profundidade da água, tendo com consideração o ângulo longitudinal do veículo, e apresenta essa informação no ecrã táctil, emitindo um aviso sonoro para avisar que veículo se aproxima do limite da profundidade máxima de passagem a vau.

3 – A Câmara Estéreo

Uma câmara estéreo avançada incorporada ao lado do espelho retrovisor monitoriza a estrada procurando veículos que possam causar potenciais obstruções. A câmara 3D tem um campo de visão horizontal de 50 graus e um alcance de até 50 metros.

Quando um veículo é identificado, a câmara – com a dimensão do comando de uma chave – monitoriza o veículo à sua frente e aplica automaticamente os travões caso uma colisão seja considerada inevitável, uma característica conhecida como Travagem Autónoma de Emergência.

O sistema de câmaras ‘lê’ também os sinais de trânsito globais* para informação sobre limites de velocidade, notificando de forma subtil através do painel de instrumentos se o limite de velocidade for excedido. Pode também detetar quando o condutor se desvia da sua faixa sem utilizar os piscas, vibrando o volante para avisar o condutor.

4 – Máximos Automáticos

A câmara estéreo ativa também automaticamente os médios para evitar encandear os outros condutores quando é detetado um veículo. Esta função de ‘Máximos Automáticos’ comuta para médios em 500 milissegundos – mais rápido que um interruptor tradicional acionado pelo condutor.

Da mesma forma, o espelho retrovisor com anti-encandeamento automático utiliza dois sensores para ajustar de forma instantânea e manter a luminosidade ideal para assegurar que outros veículos não encandeiam o condutor. O sensor virado para a frente incorporado no espelho retrovisor mede a quantidade de luz disponível para o condutor, enquanto um segundo sensor virado para trás monitoriza até 1.000 metros atrás da traseira do veículo, monitorizando as luzes dos veículos que se aproximam.

Por exemplo, em estradas rurais sem iluminação o sensor dianteiro deteta os níveis reduzidos de luz ambiente e pode reconhecer que o condutor será mais suscetível ao encandeamento. Se o sensor detetar um veículo atrás com máximos ligados, o espelho será escurecido. Se o condutor se encontrar numa cidade bem iluminada, o espelho será apenas ligeiramente escurecido.

5 – Seleção 4WD / 2WD

A Transmissão Ativa melhora a eficiência e dinâmica do veículo desligando automaticamente a tração traseira a velocidades constantes acima de 35 km/h. No entanto, se o sistema detetar perdas de tração, ou se o condutor acelerar a fundo, o sistema pode ativar o sistema de tração integral em 300 milissegundos – uma mudança tão impercetível que o condutor não consegue detetar para onde a potência está a ser direcionada.

O sistema pode também ajustar com precisão a entrega de potência para as rodas exteriores ou interiores, conforme as condições, proporcionando um comportamento superior em curva. Os condutores podem visualizar a distribuição de binário em tempo real utilizando a função 4x4i no ecrã táctil do veículo.

Fonte: Land Rover

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter