Notícias Para que servem os 24 botões no volante do Porsche 919?

Desporto Motorizado

Para que servem os 24 botões no volante do Porsche 919?

Estar ao volante de um LMP1 em Le Mans é semelhante à experiência em operar um computador. Com a diferença de que tudo é feito a velocidades de mais de 300 km/h...

Porsche 919 Hybrid - volante

Há pouco mais de um mês, a Porsche reclamou a sua 19ª vitória nas 24 Horas de Le Mans, a terceira consecutiva. Uma prova que, além dos mecânicos e dos pilotos, teve o Porsche 919 Hybrid como grande protagonista.

O modelo de competição apresentado no Salão de Genebra de 2014, lançado na altura com o objetivo de destronar a hegemonia da Audi na histórica prova de endurance, representa o pináculo da tecnologia da casa de Estugarda. Senão vejamos: um motor 2.0 litros turbo de quatro cilindros em V no eixo traseiro, complementado por um motor elétrico que motiva as rodas dianteiras, dois sistemas de recuperação de energia (de travagem e escape), um chassis em fibra de carbono e alumínio, apenas 875 kg de peso e todo um espetáculo aerodinâmico.

RECORDA AQUI: As 24 Horas de Le Mans voltam a supreender

Toda esta tecnologia de ponta está ao serviço dos pilotos através de um volante igualmente avançado, concentrado de tecnologia… mas difícil de descortinar para o comum dos mortais. Ao contrário dos carros que conduzimos no dia-a-dia, aqui a função do volante vai muito mais além do que mudar de direção.

Ao todo são 24 botões à frente e seis patilhas na parte posterior, com um ecrã ao centro que concentra em si (quase) todas as informações relativas ao veículo – mudança engrenada, estado da bateria, velocidade, etc. A forma retangular do volante facilita a entrada e saída do carro.

Porsche 919 Hybrid - volante

Os botões usados mais frequentemente estão posicionados no topo, facilmente acessíveis com os polegares, e permitem fazer a gestão entre o motor de combustão e unidades elétricas. O botão azul (16), à direita, é usado para fazer sinais de luzes nas ultrapassagens. No lado oposto, o botão vermelho (4) serve para extrair mais energia da bateria – “boost”.

Os interruptores rotativos abaixo do ecrã – TC/CON e TC R – servem para afinar o controlo de tração, e trabalham em conjunto com os botões no topo (amarelo e azul). Os botões em tons de rosa (BR) servem para regular os travões, entre o eixo traseiro e dianteiro.

Igualmente importantes são os botões RAD e OK (a verde), que controlam o sistema de rádio – para a comunicação com a equipa, não para ouvir música… O botão a vermelho DRINK à esquerda permite operar o sistema de bebida do piloto, o outro botão de igual cor no lado direito SAIL, permite poupar combustível ao não permitir que o motor de combustão intervenha. O interruptor rotativo RECUP controla o sistema de recuperação de energia.

Quanto às patilhas, as mais importantes estão ao centro, usadas para as mudanças de velocidade. Em cima estão as patilhas que controlam o “boost” e em baixo as que controlam a embraiagem.

Fácil de decorar, não? Agora imaginem ter de controlar tudo isto a velocidades de mais de 300 km/h…

Porsche 919 Hybrid
Sabe esta resposta?
Qual é a potência máxima do novo Porsche 911 GT2 RS?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

A Porsche perdeu a vergonha toda
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

A Porsche perdeu a vergonha toda