Notícias Um SEAT Arosa com 350 cv no meio de superdesportivos em pista. Só visto…

Tuning

Um SEAT Arosa com 350 cv no meio de superdesportivos em pista. Só visto…

Enquanto esperamos pelos 115 cv do Volkswagen up! GTI, a casa de tuning Turbotechnik entretém-se a colocar 350 cv num SEAT Arosa. Chega?

SEAT Arosa Turbotechnik

Se bem se lembram, antes do atual SEAT Mii a marca espanhola tinha na sua gama um outro citadino, o SEAT Arosa. Produzido entre 1997 e 2004, este modelo era baseado na plataforma A00 do Grupo Volkswagen, desenvolvido em paralelo com o Lupo.

O Lupo chegou a ter uma versão GTI equipada com um motor 1.6 litros atmosférico de 125 cv. Na altura foi um sucesso, mas o Arosa nunca chegou a conhecer versão equivalente. Mas nem o Lupo GTI faria frente a este SEAT Arosa de 350 cv de potência. Sim, leram bem.

VEJAM TAMBÉM: SEAT Leon Cupra com motor elétrico “é uma possibilidade”

Os alemães da Turbotechnik resolveram pegar no simpático SEAT Arosa e transformá-lo numa máquina para os circuitos. O motor 1.0 de 50 cv original deu lugar a um bloco 1.8 20VT proveniente de um Ibiza Cupra. Não contentes, colocaram um turbo Garrett GT28R e uma bomba de combustível, intercooler e injetores de maiores dimensões.

Os sistemas de admissão e escape sofreram também as alterações necessárias, enquanto que o sistema de travagem foi emprestado do Audi S2.

A Turbotechnik equipou o SEAT Arosa com pneus semi-slick e levou-o até ao traçado do Racepark Meppen, na Alemanha. Os 350 cv de potência provaram ser suficientes para aguentar o ritmo de desportivos de outros campeonatos:

Pode até não ter o chassis/suspensão mais adequado para este tipo de aventuras em pista, mas com apenas 840 kg de peso não temos dúvidas que este pocket-rocket é uma máquina hilariante para explorar as curvas apertadas deste circuito.

Mas se for apenas para andar em frente, o melhor é mesmo este SEAT Arosa 2.0 TDI, um colosso do drag racing com 500 cv.

Sabe esta resposta?
Que clássico da SEAT comemora este ano o seu 60º aniversário?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

SEAT 600. Fica a conhecer o «Carocha dos espanhóis»
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

SEAT 600. Fica a conhecer o «Carocha dos espanhóis»