Notícias Onde andam os rivais do Mercedes-Benz CLA?

Antevisão

Onde andam os rivais do Mercedes-Benz CLA?

O Mercedes-Benz CLA criou um nicho que se revelou muito bem sucedido para a marca. Mas onde andam os rivais da Audi e da BMW? Não muito longe…

Mercedes-Benz CLA

Mais de 700 mil Mercedes-Benz CLA foram vendidos no planeta na sua primeira geração (2013-2019), um número difícil de ignorar. No entanto, de forma algo surpreendente, as arquirrivais “do costume”, Audi e BMW, nunca reagiram ao sucesso do CLA, cuja segunda geração chegou recentemente ao mercado.

Não deixa de surpreender porque, se uma das partes do poderoso trio alemão premium avança para um novo segmento ou cria um novo nicho, regra geral, as outras duas vão atrás — não há tréguas na guerra pela liderança global entre os premium.

Foi assim com o primeiro BMW X6 ou com o primeiro Mercedes-Benz CLS — acabámos por ter propostas similares em todos os construtores visados. Sim, há notórias exceções, como o facto da Audi nunca ter aderido aos MPV compactos, ou a BMW não ter nada em catálogo para rivalizar com o R8 ou o GT.

VÊ TAMBÉM: Nem o Audi Q3 escapou aos SUV “coupé”. Eis o novo Q3 Sportback
Mercedes-AMG CLA 45 S

Mas o Mercedes-Benz CLA? Dificilmente encontramos razões para não ter havido rivais até agora. Trata-se de uma berlina de quatro portas (ou uma carrinha), de traços mais esguios — um mini-CLS —, com um claro potencial de rentabilidade superior ao “dois volumes” do qual deriva.

Agora a entrar na sua segunda geração, parece que o CLA deixará de estar sozinho no nicho que criou — a Audi e BMW “acordaram”.

BMW Série 2 Gran Coupe

O primeiro rival a chegar será por parte da BMW e já tem nome: Série 2 Gran Coupe. Se estão à espera de ver um quatro portas de tração traseira derivado do Série 2 Coupé, lamento desiludir-vos. O Série 2 Gran Coupe está para o novo Série 1, como o CLA está para o Classe A.

BMW Série 2 Gran Coupe
Imagem oficial do futuro Série 2 Gran Coupe

O que isto significa é que assentará sobre a FAAR, a nova plataforma “tudo à frente” da BMW — traduzindo para miúdos, motores transversais e carros de tração dianteira ou integral.

De acordo com a BMW, ao recorrer a uma arquitetura de tração dianteira permitiu libertar mais espaço para os passageiros traseiros e bagageira do que seria possível numa derivação do Série 2 Coupé.

A BMW já confirmou uma das versões, a mais potente M235i xDrive, que recorre ao mesmo hardware que já vimos nos X2 M35i e novo M135i. Ou seja, um 2.0 l turbo com 306 cv de potência, caixa automática de oito velocidades, tração às quatro rodas e um diferencial autoblocante Torsen.

A apresentação ao público ocorrerá em novembro próximo, no Salão de Los Angeles, EUA; com o início da sua comercialização a começar em 2020.

VÊ TAMBÉM: Agora com quatro portas. Eis o BMW Série 8 Gran Coupe

Audi A3 Sportback(?)

Não sabemos ainda como que se vai chamar o rival do CLA por parte da Audi. Tendo como exemplo os Audi A5 Sportback e A7 Sportback, de contornos semelhantes, o nome lógico seria A3 Sportback. Mas esse é precisamente o nome dado ao A3 atual, com carroçaria de dois volumes e cinco portas — esclarecimentos definitivos, só mesmo no futuro.

Audi TT Sportback concept
Audi TT Sportback concept

Este rival do Mercedes-Benz CLA ainda não foi confirmado oficialmente pela Audi, apesar dos muitos rumores nesse sentido. O sucessor do A3 também sofreu atrasos — deveria ser conhecido este ano, mas só surgirá em 2020 —, e entre as novidades sobre a futura gama fala-se em novas adições, onde se encontra um rival para o CLA e um crossover rival para o GLA.

O Audi “CLA”, assim, também não irá chegar à data inicialmente prevista, tendo sido “empurrado” para 2021. Naturalmente assentará sobre a mesma evolução da MQB, tal como o A3, e ao contrário do Mercedes-Benz CLA e do BMW Série 2 Gran Coupe, terá cinco portas e não quatro, ou seja, a tampa da bagageira integrará o óculo traseiro, tal e qual os A5 Sportback e A7 Sportback.

Audi TT Sportback concept
Audi TT Sportback concept
VÊ TAMBÉM: Do Audi TT nasceram 11 concepts. Conhece-os a todos

Não é a primeira vez que a Audi “brinca” com uma berlina compacta de contornos mais desportivos. No passado, em 2014, conhecemos o Audi TT Sportback Concept (nas imagens), que imaginava um TT com duas portas extra. Ao fim deste tempo todo, parece que veremos as premissas deste concept chegar a um modelo de produção, ainda que, quase de certeza, não vá adotar o nome TT.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Audi A2?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Audi A2, à frente do tempo
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Audi A2, à frente do tempo