Notícias Gasóleo e gasolina vão subir para a semana

Combustíveis

Gasóleo e gasolina vão subir para a semana

Preço da gasolina vai subir pela terceira semana consecutiva e será acompanhado também pela subida do gasóleo na próxima semana.

Posto de combustível
© Pedro Alves / Razão Automóvel

Após um par de semanas em que o gasóleo e a gasolina seguiram trajetórias de preço opostas, o início da próxima (10 de abril) verá ambos os combustíveis alinhados, mas não no sentido certo.

Estão previstas, assim, subidas de um cêntimo por litro para o gasóleo simples e 1,5 cêntimos para a gasolina simples.

Tendo como ponto de partida o preço médio dos combustíveis divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) na última sexta-feira (7 de abril) — que já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras —, significa que o gasóleo simples deverá fixar-se nos 1,504 €/l, enquanto a gasolina simples 95 deverá fixar-se nos 1,712 €/l.

Totem com preços em posto de combustível
© Pedro Alves / Razão Automóvel

Petróleo a subir

A subida da cotação do Brent (valor de referência para o barril de crude) nas últimas semanas tem influenciado, obviamente, a subida do preço dos combustíveis.

Desde a semana que terminou a 17 de março que a trajetória do Brent tem sido, sobretudo, subida. Nessa semana o Brent fechou a 72,97 dólares (66,36 euros).

Nesta última semana registou-se nova subida, de 6% relativamente à semana anterior, tendo fechado a 85,12 dólares (77,41 euros) na última 5.ª feira, dia 6 de abril.

Apoios mantém-se até 17 de abril

O preço dos combustíveis é também afetado pelas medidas extraordinárias de redução fiscal, em vigor há pouco mais de um ano, e que permitem um «desconto» fiscal de 34 cêntimos por litro, tanto para o gasóleo como para a gasolina.

Contudo, estas medidas só estão garantidas até ao próximo dia 17 de abril, anunciou o Ministério das Finanças durante a passada semana. O Governo está a reavaliar todas as medidas e ainda teremos de aguardar mais algum tempo para saber no que essa reavaliação se traduzirá.

Fonte: Eco