Notícias Portugueses entre os 4 finalistas mundiais

Lexus Design Award 2018

Portugueses entre os 4 finalistas mundiais

Na sua primeira participação, a dupla portuguesa Brimet Fernandes da Silva e Ana Trindade Fonseca, DIGITALAB, faz parte dos quatro finalistas do Lexus Design Award 2018 e estará, já em abril, com o seu protótipo na Semana de Design de Milão.

A Lexus Internacional anunciou hoje os 12 finalistas do prestigiado Lexus Design Award 2018. Na sua sexta edição, este concurso internacional convida jovens designers a desenvolver trabalhos com base no conceito deste ano “CO-“. Derivado do prefixo latino, “CO-“ significa: com ou em harmonia com.

O conceito explora o potencial do design na busca de soluções e na superação de barreiras e desafios globais, através da integração harmoniosa da natureza e da sociedade.

Outra pespectiva do projeto português CO-Rks.
Sobre o Lexus Design Award 2018
O “Lexus Design Award” é um prémio internacional de design, que tem como alvo novos talentos de todo o mundo e que pretende estimular ideias para um futuro melhor. Este ano foram registadas mais de 1300 inscrições, provenientes de 68 países. Dos 12 finalistas, apenas 4 terão a oportunidade de materializar o seu projeto para levar à Grande Final em Milão. 

A edição deste ano registou um nível de participação sem precedentes: mais de 1300 inscrições, originárias de 68 países. Sir David Adjaye, um dos membros do júri observou:

Foi emocionante descobrir como a próxima geração de designers se inspira em novos conceitos e filosofias, que se traduzem em soluções inovadoras para as preocupações fundamentais da atualidade”. Depois do sucesso atingido pelos anteriores finalistas – como é o caso de “Iris” de 2014 por Sebastian Scherer, que venceu o German Design Award 2016, ou o “Sense-Wear” de 2015, pela Caravan, que conquistou o Concurso de Tecnologias Portáteis da Veneza Design Week em 2016 – foram escolhidos os 12 finalistas deste ano, por um painel que inclui referências como os arquitetos David Adjaye e Shigeru Ban.

Dos 12 finalistas, 4 conquistaram a oportunidade de desenvolver o seu próprio protótipo, tendo como mentores os conceituados Lindsey Adelman, Jessica Walsh, Sou Fujimoto e Formafantasma. Portugal conquistou um lugar nos “final four”. Brimet Fernandes da Silva e Ana Trindade Fonseca, DIGITALAB, representarão o nosso País com o projeto CO-Rks, sistema que trabalha com fio de cortiça, material sustentável que recorre a computação para gerar produtos de design. Nesta fase final terão como mentora Lindsey Adelman.

CO-Rks lexus design awards portugal
A dupla portuguesa. Brimet Silva e Ana Fonseca.

Para além da dupla portuguesa, estão entre os 4 finalistas os projetos:

  • Honest Egg, aesthetid {Paul Yong Rit Fui (Malásia), Jaihar Jailani Bin Ismail (Malásia)}:
    Mentor: Jessica Walsh. Tecnologia de conexão (Pigmento de tinta inteligente) e Design (Indicador) para provar a comestibilidade do ovo.
  • Cultivador de Fibra Reciclado, Eriko Yokoi (Japão):
    Mentor: Sou Fujimoto. Co-fusão entre têxtil e design verde, para a reutilização de roupas usadas.
  • Teste de Hipotéticos, Fábrica de Extrapolação {Christopher Woebken(Alemanha), Elliott P. Montgomery (EUA)}:
    Mentor: Formafantasma. Local imaginário de teste, construído colaborativamente, para experimentar relações especulativas entre sociedade, tecnologia e meio ambiente.

Os quatro protótipos e os restantes 8 projetos finalistas serão exibidos durante o Lexus Design Event, parte integrante da Semana de Design de Milão*, em abril, onde os 12 projetos selecionados serão exibidos perante o júri e os media internacionais.

A NÃO PERDER: Limitado a 400 unidades. Conduzimos o Toyota Yaris GRMN

Terminada a apresentação, será encontrado o grande vencedor. Pormenores adicionais sobre a presença da Lexus na Semana de Design de Milão 2018 serão anunciados em meados de fevereiro no site oficial do Lexus Design Event.

Lexus design awards CO-Rks
Outra perspectiva CO-Rks