Notícias Porsche prepara “super-Cayenne” e Walter Röhrl já o conduziu

Antevisão

Porsche prepara “super-Cayenne” e Walter Röhrl já o conduziu

O Porsche Cayenne prepara-se para ganhar uma versão mais desportiva e o bicampeão mundial de ralis e embaixador da marca, Walter Röhrl, já o pôs à prova.

Porsche Cayenne protótipo

Potência não é tudo. O Porsche Cayenne Turbo S E-Hybrid tem 680 cv, mas não é, ao que parece, suficientemente desportivo, justificando o desenvolvimento de uma nova versão do SUV focada na performance e dinâmica.

Baseada no atual Cayenne Turbo Coupé, esta variante do SUV germânico estará apenas disponível no formato coupé e está, segundo a Porsche, a ser desenvolvida “de forma ainda mais obstinada para oferecer a derradeira experiência em comportamento dinâmico”.

Porém, excetuando o Turbo S E-Hybrid, este novo Cayenne fará uso de uma versão mais potente do 4.0 V8 biturbo, já usada nos Cayenne Turbo, com cerca de (ao que parece) 640 cv, ficando mais capaz de “fazer frente” a outros “super-SUV” como o Lamborghini Urus.

A NÃO PERDER: O que esconde este bizarro Porsche 718 Cayman “apanhado” no Nürburgring?
Porsche Cayenne protótipo
A dupla saída de escape central “denuncia” esta versão.

O que muda?

Para começar, esta variante desportiva do Porsche Cayenne vai contar com várias melhorias no campo dos sistemas de sistemas de controlo e chassis. Além disso, e como confirma a Porsche, o sistema Porsche Dynamic Chassis Control estará mais focado no apuro dinâmico.

Num comunicado divulgado pela marca, o piloto de testes da Porsche, Lars Kern, afirmou: “O PDCC mantém sempre a carroçaria equilibrada e nivelada mesmo durante as curvas realizadas de forma muito espirituosa”.

Porsche Cayenne protótipo

Além disto, segundo o piloto que tem acompanhado o desenvolvimento do novo modelo: “Comparativamente ao Cayenne Turbo Coupé, as jantes dianteiras são meia polegada mais largas e o camber negativo aumentou em 0,45º, de forma a proporcionar uma maior superfície de contacto para os pneus desportivos com jantes de 22″, desenvolvidos especialmente para este modelo”.

A juntar a tudo isto teremos ainda um visual específico (que a camuflagem do protótipo usado nos testes não deixou antever) e um novo sistema de escape em titânio, com as saídas em posição central.

A NÃO PERDER: Porsche 911 GT1 Straßenversion. O guia do utilizador para não estragar nada

O veredito do campeão

Além de Lars Kern, houve outro piloto que já colocou à prova este novo Cayenne: Walter Röhrl, embaixador da Porsche e bicampeão mundial de ralis.

Porsche Cayenne protótipo
Embaixador da Porsche, Walter Röhrl já conduziu o “mais radical dos Cayenne” em pista.
VEJA TAMBÉM: Porsche Cayenne Coupé. Foi lançado há 2 anos, mas renovação está para breve

Depois de ter colocado à prova o protótipo do SUV no circuito de Hockenheimring, Röhrl revelou: “O automóvel mantém-se incrivelmente estável mesmo em curvas rápidas e o seu comportamento é extremamente preciso. Mais do que nunca, temos a sensação de estarmos ao volante de um automóvel desportivo compacto ao invés de estarmos num SUV de grandes dimensões”.

Para já a Porsche não avançou qualquer data para o lançamento desta versão do Porsche Cayenne nem adiantou mais informações sobre o modelo.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o protótipo Porsche C88?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China