Notícias Porsche apresenta fatura de 200 milhões de euros à Audi

Dieselgate

Porsche apresenta fatura de 200 milhões de euros à Audi

A Porsche exigiu à Audi que cubra os custos que está a ter devido ao envolvimento do Cayenne Diesel no escândalo da manipulação das emissões.

Porsche Cayenne S Diesel

Seria de esperar que num grupo automóvel as dificuldades e os obstáculos fossem ultrapassados em conjunto. Mas nem sempre é esse o caso. É o que parece estar a acontecer no grupo Volkswagen, envolvendo duas das suas marcas, a Porsche e a Audi.

Amigos, amigos… negócios à parte

O grupo alemão não é imune a tensões internas – ainda ontem referíamos possíveis medidas para reduzir a competição interna da Skoda relativamente à marca Volkswagen. Agora o Dieselgate é o ponto de discussão. Foi já há dois anos que o escândalo da manipulação das emissões de alguns motores Diesel veio a público, mas as consequências continuam a amontoar-se, assim como os custos.

Além do 2.0 TDI (EA189) que esteve no centro do escândalo, o 3.0 TDI V6 revelou igualmente ter software manipulador. Este motor, de origem Audi, equipou não só os modelos da marca, como outros da Volkswagen e Porsche. No total foram afetados cerca de 80 mil automóveis das três marcas nos EUA e, mais recentemente, o governo alemão chegou mesmo a proibir a venda do Porsche Cayenne equipado com este motor.

É natural que a marca de Estugarda não esteja a levar o assunto de ânimo leve. Não só foi “arrastada” para o meio do escândalo, como os custos estão a revelar-se avultados. Segundo o jornal alemão Bild, a Porsche exige uma compensação à Audi, que desenvolveu o motor, de 200 milhões de euros por custos relacionados com as operações de recolha, apoio a clientes e aconselhamento legal.

De momento nenhuma das marcas avançou com declarações oficiais sobre o assunto. O que se sabe é que a Porsche não avançou com nenhum processo legal para forçar o pagamento, apenas um requerimento oficial. Pelo que também não é claro quais as ações futuras da Porsche caso a Audi recuse avançar com o pagamento.

A NÃO PERDER: Já se compram mais carros a gasolina do que a Diesel