Notícias Será que a Nardone Automotive fez o melhor Porsche 928 de sempre?

Restomod

Será que a Nardone Automotive fez o melhor Porsche 928 de sempre?

A Nardone Automotive, uma startup francesa, acaba de apresentar o seu primeiro restomod, que tem por base o Porsche 928. E o resultado impressiona.

Porsche 928 Nardone Automotive

O Porsche 928 não tem o peso histórico do 911, mas tem vindo a tornar-se um clássico contemporâneo cada vez mais apetecível.

Thierry Nardone, o fundador da startup francesa Nardone Automotive, vai mais longe e fala da sua obsessão por este modelo desde muito novo, enaltecendo a elegância e classe do 928, assim como a sua experiência de condução.

Não surpreende que tenha escolhido o 928 como primeiro projeto de restomod. E o resultado não podia ser melhor.

A NÃO PERDER: Este “restomod” do Mercedes-Benz 190E Evolution II precisa de acontecer
Porsche 928 Nardone Automotive

Já pode ser visto pelo público na Semana da Moda de Milão, esta semana, e mais perto do final do mês vai estar no Festival de Velocidade de Goodwood.

O que mudou?

Por fora, este restomod é imediatamente reconhecido como um 928, ainda que as alterações sejam muitas.

A silhueta continua a ser inconfundível e mantém as formas arredondadas do original, mas a ocasião não foi perdida para reestilizar o coupé, com muitos dos painéis da carroçaria a serem agora em fibra de carbono.

Distingue-se do original sobretudo pela sua largura acrescida — reparem naquele guarda-lamas traseiro, inspirado no 928 GTS, a última evolução do modelo —, pelos novos para-choques e pelas jantes de 18″ (mais duas polegadas do que no modelo original) inspiradas na década de 80 do século passado.

Porsche 928 Nardonne Automotive frente
Os faróis dianteiros contam com um desenho com quatro elementos de cada lado, tal como acontece com as propostas mais recentes da Porsche.

Mas se estes elementos podem ser vistos como uma espécie de evolução daquilo que encontrávamos no modelo original, existem outros que representam mesmo uma alteração.

Os intrigantes faróis escamoteáveis — uma das imagens de marca do 928 — são totalmente novos e passam a ser em LED, assim como as óticas traseiras, unidas por uma faixa traseira como no 928 GTS, mas agora iluminada, tal como encontramos nas mais recentes propostas da marca de Estugarda.

Não falta Apple CarPlay…

No interior, é clara a aproximação ao Porsche 928 original de 1977, mantendo a arquitetura geral do cockpit, assim como o volante de três braços. Mas o interior mostra-se agora muito mais «limpo» e minimalista, sendo revestido com novos materiais, como pele Foglizzo e Alcantara.

Este restomod não se ficou pelas aparências, com a Nardone Automotive a ter também trazido o 928 para o século XXI, passando a contar com dois ecrãs: um para o painel de instrumentos, ainda que disfarçado de quadrante analógico; e outro ao centro.

Este último passa a integrar o sistema multimédia PCCM que a Porsche desenvolveu recentemente para alguns dos seus modelos mais antigos e que permite, entre outras coisas, conectividade com Apple CarPlay.

V8, sempre

O Porsche 928 esteve em produção durante 18 anos e nunca teve outro motor que não um V8 naturalmente aspirado. O mesmo acontece com este restomod.

Por baixo do longo capô encontramos uma versão atualizada do seu V8 naturalmente aspirado, que passou a debitar 400 cv de potência, 50 cv mais potente do que o mais «poderoso» dos últimos 928 a sair da fábrica da marca germânica. O ganho foi conseguido, sobretudo, pela instalação de uma nova e moderna ECU (unidade eletrónica de controlo).

Porsche 928 Nardonne Automotive

A transmissão montada na traseira (transaxle) também foi modificada e a caixa manual passou de cinco para seis velocidades. Foi instalado ainda um diferencial autoblocante, direção com assistência elétrica e adaptativa, suspensão adaptativa de controlo eletrónico e travões mais potentes que os originais.

Quando chega?

A Nardone Automotive ainda não divulgou quantas unidades vai produzir do 928 nem quanto vai cobrar por cada exemplar. Mas as primeiras entregas estão previstas para 2024.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o protótipo Porsche C88?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China