Notícias Oficial. Salão de Tóquio cancelado pela primeira vez na história

Salão de Tóquio 2021

Oficial. Salão de Tóquio cancelado pela primeira vez na história

Esta é a primeira vez que o Salão de Tóquio não se realiza desde 1954. Regresso será feito com um novo nome: Tokyo Mobility Show.

Salão de Tóquio 2019

Akio Toyoda, presidente da Toyota e da Associação de Fabricantes de Automóveis do Japão, confirmou em conferência de imprensa que o Salão Automóvel de Tóquio 2021 não se vai realizar, devido à pandemia de Covid-19.

Esta é uma decisão história, já que é a primeira vez que o certame japonês, que se realiza a cada dois anos, é cancelado. O evento inaugural aconteceu em 1954.

Na base desta decisão está o aumento das infeções por Covid-19 no Japão, que acaba de declarar o terceiro estado de emergência em Tóquio, a apenas três meses do início dos Jogos Olímpicos.

A NÃO PERDER: O Salão de Xangai foi o primeiro salão automóvel de 2021. Que novidades mostrou?
lexus_lf-30_electrified
A Lexus apresentou-se no Salão de Tóquio de 2019 com um concept futurista, o LF-30 Electrified.

“Concluímos que será difícil oferecer os nossos programas especiais onde muitos visitantes podem experimentar características atrativas da mobilidade num ambiente seguro”, informou Akio Toyoda, citado pela Automotive News.

LEIAM TAMBÉM: Salão de Genebra 2021. Rescaldo de um evento que não aconteceu

Regresso será feito com outro nome

Quando voltar, em 2022 ou 2023, o Salão de Tóquio será transformado num evento focado na mobilidade, de forma a refletir as soluções de transporte — cada vez mais diversificadas —oferecidas pelos fabricantes japoneses.

“Da próxima vez, gostaríamos de organizar um evento melhorado chamado Tokyo Mobility Show”, disse Toyoda.

Akio Toyoda
Akio Toyoda, presidente da Toyota e da Associação de Fabricantes de Automóveis do Japão

Questionado sobre a possibilidade de transformar o Salão de Tóquio 2021 num evento virtual, Toyota revelou que essa solução nunca esteve em cima da mesa e explicou os motivos:

O Salão de Tóquio apresenta motos, carros pequenos, grandes, de passageiros e veículos de outras indústrias. Como tal, gostamos que os visitantes experimentem esses modelos no mundo real e preferimos realizar o evento ao vivo, não virtualmente. Por isso, decidimos cancelar o evento.

Akio Toyota, presidente da Toyota e da Associação de Fabricantes de Automóveis do Japão

Sabe esta resposta?
Qual a potência máxima combinada do novo Honda HR-V Hybrid?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Novo Honda HR-V chega no final de 2021 apenas como híbrido