Notícias Novo Audi A3 2020 em Portugal. Tudo o que precisas saber

Lançamento

Novo Audi A3 2020 em Portugal. Tudo o que precisas saber

Em Portugal, o Audi A3 já vendeu mais de 50 mil unidades nos últimos 24 anos. A 4ª geração do Audi A3 acaba de chegar e nós já sabemos os preços e a lista de equipamento.

Audi A3 Sportback
Roman Raetzke

O modelo que deu o derradeiro «tiro de partida» no segmento dos pequenos familiares premium está de regresso. O novo Audi A3 Sportback surge em 2020 na sua 4ª geração — internamente apelidada de geração 8Y — com a promessa de continuar a senda de sucesso dos seus antecessores.

No total, o Audi A3 já vendeu mais de 5 milhões de unidades em todo o mundo. Só em Portugal foram mais de 50 mil unidades desde a primeira geração (8L).

Nós já testámos o novo Audi A3, num primeiro contacto pela ilha da Madeira — clica aqui e fica a saber as nossas primeiras impressões.

VÊ TAMBÉM: Audi A4 Avant 35 TDI. Testámos a única A4 Avant que realmente precisas
novo Audi A3 2020
O novo Audi A3 2020 (geração 8Y). Roman Raetzke

E agora que este modelo já iniciou a sua carreira comercial em Portugal, a marca acaba de anunciar os preços e a lista de equipamento de todas as versões disponíveis para o nosso país na primeira fase de lançamento.

Mais tarde surgirão as versões mais desportivas — S e RS — e também as restantes versões electrificadas, que deverão ter um papel central dentro da gama Audi A3. Recordamos que a Audi Portugal quer ser, nas palavras do seu diretor-geral Alberto Godinho, “a marca premium líder na electrificação em Portugal”.

VÊ TAMBÉM: Oficial. Os Audi e-tron e e-tron Sportback já têm uma versão S

Mais equipamento e melhores motores. O mesmo preço

Apesar do novo Audi A3 (geração 8Y) representar uma enorme evolução em termos de tecnologia e design face à geração anterior, essa evolução “não será reflectida no preço”, explicou Ricardo Tomaz, responsável de comunicação da marca em Portugal.

preço audi a3 portugal
Preços do Audi A3 em Portugal.A estes valores acresce pintura metalizada e despesas administrativas.

Preços similares aos da geração anterior, apesar do importante «upgrade» que o novo Audi A3 recebeu na versão 30 TDI. O antigo motor 1.6 litros Diesel cessou funções e deu lugar a uma versão de 116 cv do motor 2.0 litros Diesel do grupo alemão.

VÊ TAMBÉM: Glórias do Passado. Audi A2, à frente do tempo
O novo Audi A3 prossegue a estratégia de eletrificação da marca dos anéis, ainda assim, os motores de combustão continuam a ter um papel fundamental nas vendas do pequeno familiar premium. sagmeister_potography

No que diz respeito à restante gama de motores, no lançamento, o novo Audi A3 Sportback está disponível no mercado nacional com uma escolha de dois motores a gasolina – 1.0 TFSI de 110 cv e 1.5 TFSI de 150 cv – e uma unidade turbodiesel com dois níveis de potência: 2.0 TDI com 116 cv e 150 cv.

A motorização 35 TFSI S tronic conta com tecnologia mild hybrid, que, recorre a um sistema elétrico de 48 V com bateria compacta de iões de lítio. A recuperação de energia pode atingir 12 kW, sendo gerada em situações de desaceleração e de travagens suaves. A energia armazenada permite desligar o motor até 40 segundos.

VÊ TAMBÉM: O Audi Q5 foi renovado. O que mudou?
Grelha Audi Singleframe. Uma das marcas mais distintivas do Audi A3, presente desde a 2ª geração do modelo lançada em 2004. Roman Raetzke

Níveis de equipamento do novo Audi A3

Em termos de equipamento, a gama Audi A3 terá quatro níveis: Base, Design Selection, S Line e Edition One.

No nível base, destaca-se o ar-condicionado automático, o ecrã MMI de 10,1 polegadas e o volante desportivo multifunções plus, com 3 raios.

Audi A3 interior
A mais recente plataforma modular de infotainment MIB3 estreia-se no novo Audi A3 e oferece reconhecimento de caligrafia e comandos por voz em linguagem natural. AUDI AG

No nível Design Selection, estofos em tecido Torsion/couro sintético com costuras em contraste; pacote de iluminação de contorno e ambiente com tonalidades personalizáveis; frisos nas soleiras das portas, em alumínio à frente; forro do tejadilho em cinzento platina; aplicações em alumínio no interior; apoio de braço central dianteiro; forro da alavanca da caixa de velocidades com costuras em contraste.

Para o nível S line estão reservados os equipamentos mais desportivos: bancos dianteiros desportivos com encostos de cabeça integrados; estofos com combinação de tecido Pulse e couro sintético, com costuras em contraste e logo S embutido; inserções decorativas: superfícies de destaque com pintura em alumínio escovado mate; frisos nas soleiras das portas (à frente em alumínio, iluminadas com logo S); forro do tejadilho em preto; pedais e apoio do pé esquerdo com acabamento em aço inoxidável; logo S embutido nos bancos dianteiros e volante.

VÊ TAMBÉM: Conduzimos o renovado Audi RS 5 e sabemos quanto custa. Em equipa que ganha…
O interior mais desportivo da versão S Line. AUDI AG

Para o lançamento de novos modelos, a Audi tradicionalmente prepara o pacote Edition one com
forte foco no design. Este pacote destaca ainda mais as linhas do novo Audi A3 graças a elementos como jantes especiais de maiores dimensões.

O novo Audi A3 já está disponível em Portugal, e já podes encontrá-lo nos concessionários da marca.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelada a primeira geração do Audi A4?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Audi A4 faz 25 anos. Todas as gerações do Audi mais vendido de sempre