Notícias Navios que abastecem Portugal poluem tanto como as oito cidades com mais carros

Poluição

Navios que abastecem Portugal poluem tanto como as oito cidades com mais carros

O alerta foi dado pela associação ambientalista Zero e revela que os navios que abastecem Portugal poluem tanto como as oito cidades com mais carros.

Navio

Depois de há uns anos te termos chamado a atenção para o facto de os 15 maiores navios do mundo emitirem mais NOx do que todos os automóveis do planeta, hoje trazemos-te um estudo que revela que os navios que abastecem o nosso país poluem tanto como as oito cidades com mais carros… juntas.

Os dados foram divulgados num comunicado emitido pela associação ambientalista Zero e resultam de um estudo elaborado pela Federação Europeia para os Transportes e Ambiente (T&E) da qual a Zero faz parte.

Segundo o estudo, as emissões de CO2 dos navios de mercadorias que chegam e partem de Portugal são mais altas do que as associadas ao tráfego rodoviário das oito cidades portuguesas com mais automóveis (Lisboa, Sintra, Cascais, Loures, Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Braga)… juntas!

VÊ TAMBÉM: WLTP. Tudo o que precisa de saber sobre o novo ciclo de consumos e emissões
fumo diesel razao automovel
Desta vez, não são as emissões dos automóveis que estão em discussão.

De acordo com a Zero, cálculos efetuados com base na carga movimentada nos portos nacionais permitem estimar que os navios emitem 2,93 milhões de toneladas (Mt) de CO2 por ano. Já os automóveis das cidades que mencionámos emitem, anualmente, 2,8 Mt de CO2 (os cálculos foram feitos a partir dos dados de veículos registados em 2013).

VÊ TAMBÉM: Limite de velocidade nas autoestradas holandesas vai descer… mas só durante o dia

O que é que a Zero propõe?

Nas conclusões do relatório, a Zero salienta também o facto de Portugal ser o quinto país com maior percentagem de emissões de CO2 associadas ao transporte marítimo de combustíveis fósseis, representando 25% das emissões totais de CO2 no nosso país.

De acordo com a associação ambientalista, por forma a combater estes valores é necessário integrar o transporte marítimo no regime de comércio de licenças de emissão da União Europeia.

O transporte marítimo é o único modo de transporte sem medidas concretas para reduzir as suas emissões (…) as emissões de carbono emitidas pelos grandes navios não são cobradas. Para além disso, o setor marítimo está isento pela legislação da UE de pagar impostos sobre o combustível que consome.

Associação ambientalista Zero

Para além disso, a Zero defende ainda que é necessário impor limites de emissões de CO2 aos navios que atracam em portos europeus.

Fontes: Zero — Associação Sistema Terrestre Sustentável; TSF.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Audi A2?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Audi A2, à frente do tempo
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Audi A2, à frente do tempo