Notícias Koenigsegg e NEVS juntam-se para explorar novos mercados

Indústria

Koenigsegg e NEVS juntam-se para explorar novos mercados

O objetivo da parceria passa por desenvolver novos modelos em conjunto. Ao mesmo tempo as duas empresas formaram uma "joint venture".

Koenigsegg Regera

Com o objetivo de “desenvolver um produto para segmentos novos e inexplorados, alavancando os dois pontos fortes das empresas”, a NEVS  e a Koenigsegg anunciaram uma nova parceria estratégica. As duas marcas planeiam ainda produzir novos modelos em conjunto e fortalecer as oportunidades de crescimento do segmento dos hiper-carros.

Esta parceria foi alcançada depois de a NEVS AB ter injetado 150 milhões de euros na Koenigsegg AB (a “empresa-mãe” da Koenigsegg), passando a deter uma quota de 20% da Koenigsegg.

Para além desta parceria as duas empresas anunciaram ainda a criação de uma joint venture na qual a NEVS investiu mais de 131 milhões de euros como capital inicial, obtendo uma quota de 65%. Já a Koenigsegg detém os restantes 35%, contribuindo não com capital mas com propriedade inteletual, licenças tecnológicas e design de produto.

VÊ TAMBÉM: Volkswagen. Próxima plataforma será a última a receber motores de combustão
NEVS 9-3
Anunciado em 2017, o NEVS 9-3 é baseado no antigo Saab 9-3 e até hoje a NEVS tem tido algumas dificuldades em avançar com a produção do modelo elétrico.

Quem é a NEVS?

Esta parceria não só permite à Koenigsegg ter acesso à fábrica da NEVS em Trollhättan, na Suécia, como lhe permite dispor de uma rede de distribuição fortalecida na China. Já para a NEVS, a maior mais valia que trazida por esta parceria é o acesso ao know-how da Koenigsegg.

Criada em 2012 pelo empresário sino-sueco Kai Johan Jiang, a NEVS conseguiu no mesmo ano bater várias empresas na corrida pela compra dos ativos da Saab quando a GM decidiu vender a marca sueca. Curiosamente, em 2009 a Koenigsegg também tinha tentado comprar a Saab, mas na altura sem sucesso.

Entretanto, e apesar de a empresa aeroespacial Saab AG ter recuperado o logo e o nome “Saab” em 2016, a NEVS tem continuado a apostar na conversão das plataformas GM-Saab em modelos elétricos para o mercado chinês.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Koenigsegg Agera RS?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Vê mais de perto o Koenigsegg Agera RS, o carro mais rápido do mundo