Notícias Kimi Raikkonen na NASCAR? Sim, vai acontecer mas numa corrida só

Desportos Motorizados

Kimi Raikkonen na NASCAR? Sim, vai acontecer mas numa corrida só

Kimi Raikkonen, ex-piloto de Fórmula 1 e Campeão Mundial da disciplina em 2007, vai participar numa corrida do campeonato NASCAR… mas não é numa oval.

Kimi Raikkonen Projetc91 NASCAR

Kimi Raikkonen já tinha arrumado o capacete e as luvas em 2021, quando completou a sua última época de Fórmula 1, mas prepara-se para regressar aos circuitos este ano para mais uma corrida na mais improvável das disciplinas: NASCAR Cup Series.

Mas não esperem ver o piloto finlandês às voltas numa qualquer oval como a pequena, mas alucinante Bristol, ou a longa e super-rápida Talladega.

A corrida que contará com Raikkonen é num circuito tradicional, com curvas para a esquerda e para a direita, no histórico Watkins Glen International — um circuito que também acolheu o GP dos EUA de Fórmula 1 entre 1961 e 1980 — no próximo dia 21 de agosto.

VEJAM TAMBÉM: Oficial. Porsche e Audi a caminho da Fórmula 1

Project91

A participação de Kimi Raikonnen nesta prova do campeonato NASCAR deve-se a um convite feito por outro ex-piloto, Justin Marks, co-fundador do Project91.

O que é o Project91? Trata-se de um programa que oferece a pilotos internacionais a oportunidade de participarem naquela que deve ser a mais americana das disciplinas automóveis, a NASCAR Cup Series. Kimi Raikonnen é o primeiro piloto a ser convidado ao abrigo deste programa.

Kimi Raikkonen

Ao contrário da Fórmula Indy, que consegue atrair pilotos de toda as nações, a NASCAR é dominada essencialmente por pilotos norte-americanos. Com este programa os seus responsáveis esperam abrir “a porta a campeões globais ao mesmo tempo que iniciam o processo de escalar o reconhecimento internacional desta marca (NASCAR) de competição.”

O Project91 nasce na Trackhouse Entertainment Group, co-fundado por Justin Marks e, curiosamente, o artista Pitbull. A empresa participa na NASCAR Cup Series através da equipa Trackhouse Racing e são dois os carros que tem a competir: o n.º 99 pilotado por Daniel Suárez e n.º 1 pilotado por Ross Chastain.

Chevrolet Camaro ZL1
Um dos Chevrolet Camaro ZL1 da Trackhouse Racing que participa na NASCAR.

O carro de Raikonnen será o terceiro e ostentará o número 91, um Chevrolet Camaro ZL1, que ficará reservado apenas aos pilotos internacionais mais famosos.

Raikkonen na NASCAR? Já teve no passado uma experiência semelhante

É a primeira vez que Raikkonen irá fazer uma corrida na NASCAR Cup Series, mas não é a primeira vez que ele tem contacto com os chamado stock cars. Em 2011 ele chegou a competir na Xfinity Series e Truck Series na oval de Charlotte, a primeira posicionada um escalão abaixo da NASCAR Cup Series, enquanto a segunda recorre a stock cars, mas com carroçarias de pick-up.

"Não estava a pensar correr outra vez, mas o Justin veio até à minha casa na Suíça e convenceu-me o quanto sério ele estava em montar este programa de topo. Isto vai ser divertido, mas é algo que vou levar muito a sério. Eu sei o quanto a NASCAR Cup Series é competitiva e será um grande desafio."

Kimi Raikkonen