Notícias O «pai» do Focus RS MK1 será o responsável pelo próximo Golf R

Mercado

O «pai» do Focus RS MK1 será o responsável pelo próximo Golf R

Jost Capito assumiu as funções de diretor da divisão de performance da Volkswagen no início deste mês.

Ford Focus RS MK1

Quem é Jost Capito? Jost Capito é «só» um dos mais influentes engenheiros da indústria automóvel dos últimos 30 anos.

Apesar de ter feito uma carreira abaixo dos «radares» do grande público, Jost Capito foi o «pai» (leia-se responsável) de modelos tão icónicos como a primeira geração do Ford Focus RS (na imagem em destaque). Modelo que serviu de base à versão que venceu no Mundial de Ralis.

Durante o tempo que esteve na Ford (quase uma década), além de ter sido um dos obreiros do sucesso do Ford Focus WRC, Capito ainda teve tempo para ajudar no desenvolvimento de modelos como o Fiesta ST, SVT Raptor e Shelby GT500 – sem esquecer o já referido Focus RS MK1. Ou seja, alguns dos modelos da Ford mais excitantes da história (a lista completa está aqui).

Bom filho à casa torna

Após sair da Ford, Jost Capito assumiu as funções de diretor da Volkswagen Motorsport em 2012, levando a marca alemã à conquista de três títulos consecutivos no Mundial de Ralis. Em 2016 abandonou a Volkswagen para assumir o cargo de CEO da McLaren Racing.

Como qualquer bom filho, Jost Capito regressou novamente à Volkswagen. Desta feita, não assumirá as rédeas da Volkswagen Motorsport, mas antes do departamento de performance da marca alemã. Que é como quem diz… a próxima geração do Volkswagen Golf R será da sua responsabilidade. Boas notícias, não acham?

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do atual Ford Focus RS?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ford Focus RS recebe pack opcional focado na performance
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ford Focus RS recebe pack opcional focado na performance