Notícias Jaguar XJR renovado. Um «felino» com 575 cv de potência

Apresentação

Jaguar XJR renovado. Um «felino» com 575 cv de potência

A marca britânica encarou a renovação do Jaguar XJR como um desafio: aliar a performance ao conforto. O número mágico? 575 cv. Já disponível em Portugal.

Depois de um pequeno grande aperitivo na rampa de Goodwood, no mês passado, a Jaguar apresentou de uma vez por todas o renovado XJR – o mais potente e rápido de sempre.

O motor é o mesmo 5.0 litros V8 sobrealimentado que já conhecíamos da versão anterior, mas que agora debita 575 cv de potência (+25 cv) e 700 Nm de binário (+20 Nm). As prestações são, por isso, superiores: dos 0-100 km/h em apenas 4.4 segundos (-0.2 segundos) e uma velocidade máxima de 300 km/h (+20 km/h).

Esteticamente, a SVO (Special Vehicle Operations) ficou encarregue de criar duas novas cores para a carroçaria. São elas o azul Velocity Blue e o cinzento Satin Corris Grey (nas imagens).

Jaguar XJR - compartimento do motor
RELACIONADO: Jaguar E-PACE revelado e já com preços para Portugal

O Jaguar XJR ganhou ainda um novo body kit, que consiste em novos spoilers traseiros e dianteiros, saias laterais e saídas de ar no capot. Distingue-se, também, pelas novas jantes de 20 polegadas e as pinças dos travões a vermelho.

Este é um modelo focado na performance, mas isso não significa que tenhamos de abdicar do conforto ou no design. A Jaguar é a epítome do requinte e o XJR não é diferente. Pode ser bastante rápido, mas tem o conforto que os clientes esperam de uma berlina da Jaguar. Isso torna-o num carro muito especial.

Ian Callum, diretor de design da Jaguar
Jaguar XJR - interior

No interior, importa destacar o novo sistema de infoentretenimento Touch Pro, composto por um ecrã tátil de 10 polegadas na consola central e o sistema Internet Móvel 4G para até oito dispositivos. Entre os vários sistemas de segurança, podemos encontrar o Deteção Dianteira de Veículos para situações de visibilidade reduzida e o Monitor da Condição do Condutor que identifica sinais de fadiga do condutor.

Não é só o XJR alvo de melhoramentos

Além do Jaguar XJR, as melhorias ao nível da tecnologias vão também estar presentes na restante família XJ. Além dessas, o motor V6 de 3.0 litros Diesel passa a debitar 300 cv e 700 Nm de binário, com emissões de 149 g/km de CO2. Em Portugal, o 3.0 V6 a gasolina de 340 cavalos está disponível apenas com tração integral. Todos os motores recorrem a uma caixa automática de oito velocidades.

O Jaguar XJ continua a estar disponível com duas carroçarias: SWB (short wheelbase) e LWB (long wheelbase), ou seja, versão normal e versão longa. A versão XJR estará apenas disponível na versão normal.

Toda a gama XJ vai ser produzida na fábrica Castle Bromwich – tal como os XE, XF e F-TYPE – e já está disponível para encomenda. Os preços iniciam-se nos 106.555,05 euros para a versão 3.0 V6 Diesel e terminam nos 196.961,56€ do XJR.

Jaguar XJR
Sabe esta resposta?
Como se chama a divisão de clássicos da Jaguar Land Rover?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Uma visita à coleção de clássicos da Jaguar Land Rover