Notícias Inspeção Periódica Obrigatória? Só com marcação prévia

Inspeção

Inspeção Periódica Obrigatória? Só com marcação prévia

Neste novo confinamento o prazo limite da inspeção periódica obrigatória não foi prolongado. No entanto esta só pode ser feita com marcação prévia.

Inspeção periódica

Ao contrário do que aconteceu no ano passado durante o primeiro confinamento, desta vez os centros de inspeção não fecharam e por isso o prazo limite da inspeção periódica obrigatória não foi prolongado.

No entanto, devido às regras do estado de emergência e ao confinamento que continua a vigorar em Portugal continental, a inspeção periódica sofreu uma pequena alteração.

Uma das exceções previstas ao dever de confinamento domiciliário (mediante comprovativo), a realização da inspeção periódica obrigatória só pode ser feita mediante marcação prévia. Ou seja, de acordo com o Decreto de Lei 3-C-202, só podes levar o teu carro à inspeção (ou reinspecção) depois de contactares previamente o centro de inspeção e fazeres a marcação.

VÊ TAMBÉM: Quer saber mais sobre um automóvel? Só precisa da matrícula

Há mais regras?

Além da obrigatoriedade da marcação prévia, a lei em vigor prevê, tal como relembrou a Associação Nacional de Centros de Inspeção Automóvel (ANCIA): “a obrigatoriedade do uso de máscara ou viseira para o acesso ou permanência em locais de trabalho, designadamente, nos centros de inspeção, que são espaços amplos e arejados”.

Além disto, citada pela Lusa, a Associação Portuguesa de Inspeção Automóvel (APIA) ressalvou: “os utentes dos centros só podem entrar na receção desde que apresentem prova de marcação prévia, seja por via telefónica ou online“.

A mesma associação destacou ainda que “o detalhe de higienização pode ser observado quando o inspetor, ao entrar no veículo, higieniza as mãos com álcool gel”, processo que repete quando sai do carro e se dirige ao computador e entrega a ficha de inspeção ao cliente.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Mercedes-Benz 190 (W201)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mercedes-Benz 190 (W201), antecessor do Classe C, celebra 35 anos