Hyundai Intrado Concept: Ofensiva a Hidrogénio!

Hyundai Intrado Concept: Ofensiva a Hidrogénio!

A Hyundai prepara uma verdadeira ofensiva de produtos para este Salão de Genebra de 2014, fiquem a conhecer mais pormenores sobre o novo Crossover, o Intrado Concept, que promete revolucionar consciências.

Com a chancela de Peter Schreyer, diretor da equipa de design da Hyundai e CEO da KIA, o Intrado Concept é a primeira aventura da Hyundai pelo mundo dos carros movidos a células de combustível a hidrogénio, com recurso à fibra de carbono e construção inovadora.

Vindo da Coreia, até se poderia pensar que fosse alguma arma de destruição maciça, mas não (talvez para a concorrência). A verdade, é que o Hyundai Intrado Concept representa a ideia do futuro para a mobilidade, um veículo desenhado com a premissa de ser o mais leve possível juntamente com o conceito de carro de família.

hyundai-intrado-concept-2014-geneva-motor-show_100457707_l

Tirando partido desse paradigma e obsessão pela agulha da balança, o Hyundai Intrado foi construído com um chassis de carbono e uma carroçaria de aço super leve, com parte do carbono do chassis exposto no interior, o que não é ao acaso, ou não fosse o nome deste Concept, (Intrado), a designação que se dá à parte inferior da asa de um avião, local onde as forças aerodinâmicas de baixa pressão resultam na sustentação para o voo.

A propulsão pode até parecer uma novidade, mas na verdade é fruto do desenvolvimento continuado do projeto iniciado com o iX35 FCEV, também com uma célula de combustível de hidrogénio.

Mas o que move realmente o Hyundai Intrado Concept?

Segundo a Hyundai, a célula de combustível a Hidrogénio, é responsável por fornecer energia ao conjunto de baterias de lítio com uma potência de 36kWh, posteriormente alimentando os sistemas de propulsão elétrica do Intrado Concept.

hyundai-intrado-concept-2014-geneva-motor-show_100457708_l

A Hyundai afirma, que a célula de combustível a hidrogénio tem capacidade para fornecer uma autonomia de cerca de 598 km, com a vantagem de poder ser reabastecida num processo de minutos, contrariando até as cargas rápidas de baterias mais eficientes de 30 min.

Muitos países já encorajam o uso de carros com célula de combustível a hidrogénio, uma vez que as emissões daí resultantes são apenas água pura (H2O), com um claro impacto na redução de óxido de Nitrogénio (NOx).

A Hyundai afirma que o Intrado dificilmente verá a luz do dia no que toca à produção, mas deixa claramente um vislumbre sobre o futuro, afirmando que esta tecnologia irá servir outros modelos, com o futuro i20 na calha, para poder receber algum tipo de inovação aqui presente.

hyundai-intrado-concept-2014-geneva-motor-show_100457705_l