Notícias Genesis Essentia Concept. Estrela do salão revela futuro da jovem marca coreana

Salão de Nova Iorque 2018

Genesis Essentia Concept. Estrela do salão revela futuro da jovem marca coreana

Presente na Ásia e Américas, a Genesis mostrou, em Nova Iorque, um concept que se tornou na estrela do salão. Trata-se do Genesis Essentia, o primeiro coupé desportivo da sua curta história, e também o seu primeiro veículo 100% elétrico.

Genesis Essentia Concept Nova Iorque 2018

Marca de luxo do grupo Hyundai, a Genesis começa, progressivamente, a virar-se para a mobilidade elétrica, com a apresentação, no Salão Automóvel de Nova Iorque, do Genesis Essentia Concept. Estudo que é uma verdadeira estreia para a marca de luxo sul-coreana, não apenas em termos de propulsão, mas em noutros domínios também.

As novidades começam no material base usado para a construção deste concept: estrutura, monocoque, chassis e carroçaria são em fibra de carbono.

A estes, junta-se o já referido sistema de propulsão 100% elétrico, que, segundo alguns rumores — a marca pouco ou nenhuns detalhes revelou sobre o tema —, é composto de vários motores. Estima-se que a capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h, seja de não mais que 3,0s.

Genesis Essentia Concept NY 2018

Proporções clássicas, mas estilo progressivo

Mas o que lhe garantiu o estatuto de estrela do Salão de Nova Iorque foi o seu design. Os responsáveis da Genesis destacam o facto do Essentia evocar as proporções clássicas dos Gran Turismo. Nomeadamente, um longo capot quase a perder de vista e um habitáculo fortemente recuado, além de com um acesso acentuadamente baixo — algo confirmado pelo facto da linha de tejadilho estar a apenas 127 cm do chão.

A favorecer igualmente este facto, a opção por uma bateria disposta ao longo do suposto túnel de transmissão que atravessa o carro, ao invés de sob o piso.

Já no interior, acessível através de portas que abrem tipo asa de borboleta, pele castanha a revestir os bancos dianteiros e azul noutras superfícies. Sendo que a interligar estes planos, aplicações em fibra de carbono e em alumínio.

Genesis Essentia Concept NY 2018

Bagageira atrás… e à frente

Sob o longo capot dianteiro, onde não existe qualquer motor, podemos observar através deste, que é transparente, alguns dos componentes mecânicos, como o chassis e a suspensão, ambos em fibra de carbono, além de um espaço de arrumação para bagagens, complementando a bagageira localizada na traseira.

Genesis Essentia Concept
Capot transparente a permitir ver elementos que formam suspensão.

Quanto aos motores propriamente ditos, estarão, ao que tudo indica, nos eixos ou nas rodas; neste último caso, à imagem do que acontece, por exemplo, com o superdesportivo croata Rimac Concept One.

Ligado ao condutor, ligado ao mundo

Descrito pelo fabricante como um carro reduzido ao mínimo, que procura enfatizar a ligação entre condutor e automóvel, o Genesis Essentia aposta igualmente na conectividade. Seja com outras viaturas, seja entre o Essentia e a infraestrutura em seu redor.

Genesis Essentia Concept NY 2018

Disponível está ainda um sistema de navegação que não recomenda só os trajetos mais rápidos e eficaz, como também sugere trajetos baseado na “disposição do condutor”, graças à inteligência artificial com que está equipado, adaptando automaticamente o automóvel, para corresponder aos gostos da pessoa sentada ao volante — apesar do foco tecnológico, o Genesis Essentia não conta com quaisquer tipo de soluções de condução autónoma.

Sabe esta resposta?
Qual a altura limite à vertical do eixo para pagar Classe 1 nas autoestradas?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Governo pretende negociar portagens com a Brisa
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Governo pretende negociar portagens com a Brisa