Notícias Formula E – Amigos do ambiente e com motor Mclaren confirmado

Formula E – Amigos do ambiente e com motor Mclaren confirmado

Depois da FIA (Fédération Internationale de l’Automobile) ter chegado a acordo com a Formula E Holdings Ltd (FEH) e avançar com o novo campeonato de Formula E, há mais progressos nos F1 amigos do ambiente: a Mclaren junta-se a este projecto e confirma a produção dos motores eléctricos.

O mundo pede cada vez mais por energias limpas e que garantam a sustentabilidade da Terra. Apesar da heresia das minhas últimas palavras, vindas de um petrolhead , não posso deixar de concordar com a necessidade urgente de procurar formas mais eficientes de fazer mover as rodas de um veículo. Desde que seja para o mover bem depressa e se consiga reproduzir um cantar idêntico, não vejo o porquê de lutarmos contra o futuro do planeta.

Foi exatamente isto que pensou a Mclaren quando se lançou nesta demanda pelos motores verdinhos – “nós, que já fazemos máquinas de fax que se movem depressa, também podemos fazer motores eléctricos!” E assim será – os gigantes da competição vão fornecer os motores para os Formula E. A Mclaren já produz componentes eléctricos para os tradicionais F1, mas desta vez o coração das máquinas em prova ficará à sua responsabilidade!

Estes Formula E serão apresentados já em 2013 e espera-se que o campeonato arranque em 2014. Para além do Brasil, a Índia pode também ser uma das candidatas a receber uma corrida deste Grande Prémio de eléctricos.

Texto: Diogo Teixeira