É assim que a Ford quer iludir as «fotos espia»

É assim que a Ford quer iludir as «fotos espia»

Com esta nova camuflagem a Ford quer dificultar a vida aos curiosos e “espiões” da indústria automóvel.

Se alguma vez viste um carro coberto de remoinhos bizarros ou padrões alucinantes, então é provável que te tenhas cruzado com um protótipo revestido com uma camuflagem autocolante especial. Este tipo de design dificulta a tarefa de nos concentrarmos nas formas do veículo, mas nem sempre resulta. Por isso, o responsável pelos protótipos da Ford, Marco Porceddu, desenvolveu uma nova camuflagem “Brick”, em parte inspirada nas várias ilusões de ótica disponíveis online.

Esta camuflagem usa milhares de cilindros pretos, cinzentos e brancos, aparentemente colocados aleatoriamente num padrão cruzado caótico, tornando especialmente difícil discernir novas características exteriores sob a luz do sol, seja visto pessoalmente ou nos milhões de fotografias que são colocadas na internet.

ford

RELACIONADO: Ford: primeiro carro autónomo agendado para 2021

“Hoje em dia, quase todas as pessoas têm um smartphone e podem partilhar fotos instantaneamente, o que torna fácil a qualquer pessoa, incluindo os nossos concorrentes, ver os veículos futuros em testes. Os designers criam belos veículos com detalhes inovadores. O nosso trabalho consiste em guardar esses detalhes bem escondidos.”

Lars Muehlbauer, responsável de Camuflagem da Ford Europa

Cada nova camuflagem leva cerca de dois meses a desenvolver e é impressa num autocolante de vinil superleve, mais fino que o cabelo humano e que é aplicado em cada veículo. Além disso, é concebida para resistir a temperaturas extremas, confundindo-se principalmente com os ambientes de inverno na Europa, ao passo que na Austrália e América do Sul são usadas cores de areia.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter