Notícias Ford Focus RS e ST imaginados por X-Tomi Design

Rendering

Ford Focus RS e ST imaginados por X-Tomi Design

Não foi preciso esperar muito. O novo Ford Focus foi apresentado ontem, mas a X-Tomi Design já revelou a sua visão para os futuros Focus ST e Focus RS.

Ford Focus RS X-Tomi Design

A quarta geração do Ford Focus acabou de ser apresentada — com Lisboa e Cascais a servir de pano de fundo —, e será definitivamente um dos lançamentos mais importantes do ano no segmento.

E se as novidades são muitas — nova plataforma e adoção de tecnologias de condução autónoma nível 2, por exemplo —, por outro lado, os entusiastas já devem estar a imaginar como serão os sucessores dos mais desportivos Focus ST e Focus RS.

Ford Focus RS

Já aqui reportámos sobre o que é expetável para o futuro Focus RS. Ainda mais possante, rumo aos 400 cv, com a provável contribuição de um sistema semi-híbrido (48 V). Agora, graças à X-Tomi Design, temos uma visão de como poderá ser esse “mega hatch”.

A frente é dominada por expressivas e generosas entradas de ar, que garantem a agressividade visual esperada de uma máquina concebida para elevadas prestações. Apesar de só termos uma vista do carro, é possível observar também a existência de um spoiler traseiro bastante mais pronunciado do que os restantes Focus até agora apresentados — receita que não difere do Ford Focus RS atual.

Ford Focus ST

Descendo um patamar de performance, também temos um vislumbre sobre um hipotético Focus ST. Os rumores para o futuro ST acabam por ser tão intrigantes como para o RS. Aparentemente, o motor de 2.0 l e 250 cv do atual estará de saída, surgindo no seu lugar um mais pequeno 1.5, baseado no quatro cilindros EcoBoost de 1.5 l — não confundir com o 1.5 três cilindros do Fiesta ST.

Ford Focus ST X-Tomi Design

O motor é muito pequeno? Bem, o Peugeot 308 GTI traz um 1.6 THP com 270 cv. Estima-se que o novo Focus ST apresente também valores de potência a rondar os 270 e os 280 cv, colocando-o em linha não só com o 308 GTI, como com o Hyundai I30 N ou o Renault Mégane RS.

Os rumores também apontam para um Focus ST Diesel, como acontece na atual geração.

RELACIONADO: Finalmente revelado. Os cinco principais destaques do novo Ford Focus

Sabe esta resposta?
Qual a potência do atual Ford Focus RS?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Duas gerações Ford Focus RS em confronto
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Duas gerações Ford Focus RS em confronto