Notícias Ford Focus WRC conduzido por Colin McRae vai a leilão

Lendas

Ford Focus WRC conduzido por Colin McRae vai a leilão

Se és um apaixonado de ralis, esta notícia interessa-te: o primeiro Ford Focus WRC a participar no Mundial de Ralis, em 1999, e que chegou a ser conduzido por Colin McRae, vai agora a leilão.

Ford Focus WRC 1999 Colin McRae

Depois de várias temporadas a alinhar com os Escort, a Ford estreou, na época de 1999, o primeiro Ford Focus WRC, no Campeonato do Mundo de Ralis. Coube a Colin McRae, também conhecido por «escocês voador», fazer o batismo deste modelo no WRC. Exemplar que vai agora a leilão. Estás interessado?

Ford Focus WRC 1999 Colin McRae

Entregue à dupla Colin McRae/Nicky Grist, para o Rali de Espanha em 1999, esta unidade do Focus WRC só alinhou em quatro ralis. Tendo alinhado ainda nos ralis da Grécia e China, embora tenha sido em França que conseguiu o seu melhor resultado – um quarto lugar. Resultados que não foram mais relevantes devido aos problemas de juventude do modelo, nomeadamente ao nível da fiabilidade.

RELACIONADO: Novo Ford Focus apresenta-se nas primeiras imagens oficiais

Já com outra unidade do Focus WRC, McRae conseguiu, ainda em 1999, oferecer à Ford — no Rali de Portugal e do Quénia — as duas únicas vitórias da equipa oficial da Ford, a M-Sport. Uma senda vitoriosa interrompida pela fatídica morte de McRae, na sequência de um acidente de helicóptero.

Ford Focus WRC 1999 Colin McRae

Preço de licitação pode ultrapassar os 160 mil euros

Prestes a ser leiloado pela Silverstone Auctions, já no próximo Silverstone Auctions’ Race Retro Competition Car Sale, que terá lugar a 23 de fevereiro, juntamente com o primeiro Ford Focus WRC a participar numa prova do Mundial de Ralis, subirá a leilão um outro carro de ralis: um Subaru Legacy de Grupo A, de 1993. Unidade que chegou a ser conduzida pelos campeões do mundo Ari Vatanen e Richard Burns. E que, tal como o Focus, deverá atingir valores de licitação entre os 137 mil e os 162 mil euros.

Ford Focus WRC 1999 Colin McRae

Perguntem a qualquer pessoa o nome de um piloto de ralis e o primeiro nome que surgirá será, quase garantidamente, o de Colin McRae. Como tal, é uma honra levar a leilão o Ford Focus WRC de 1999, que foi conduzido por Colin McRae.

Adam Rutter, especialista da Silverstone Auctions

Ainda segundo o mesmo especialista, “é muito raro um carro de ralis deste calibre surgir num leilão. Ainda para mais, tendo sido conduzido por nomes como Colin McRae, Petter Solberg e Thomas Radstrom, entre outros, o que o torna um veículo de extrema importância na história do desporto automóvel”.

Ford Focus WRC 1999 Colin McRae
Sabe esta resposta?
Qual a autonomia elétrica anunciada para a versão híbrida mais potente do futuro BMW Série 3?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW Série 3. Tudo o que sabemos sobre a nova geração.
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

BMW Série 3. Tudo o que sabemos sobre a nova geração.