Ford C-Max Solar Energy Concept: O primeiro de muitos?

Ford C-Max Solar Energy Concept: O primeiro de muitos?

Este ano o Salão de Detroit não nos traz só potência, a componente ambiental está muito presente e a Ford está mais do que apostada em reduzir emissões. O Ford C-Max Solar Energy Concept é prova disso.

O Ford C-Max Solar Energy Concept poderá ser o primeiro de muitos automóveis a recorrer a uma conhecida tecnologia já presente em muitas industrias, mas inovadora na industria automóvel.

O Ford C-Max Solar Energy Concept trata-se do primeiro veículo a recorrer à alimentação energética para propulsão através de painéis solares, característica que lhe vale a inédita classificação Solar Plug-in Hybrid . Caso o processo de recarga esteja a ser mais lento do que o previsto ou se dia estiver menos solarengo, a tradicional tomada eléctrica continua presente.

Ford C-MAX Solar Energi Concept

Esta tecnologia resulta de uma parceria entre a empresa SunPower e a Ford, mas só agora (após 3 anos de desenvolvimento) foi possível desenvolver um veículo que se conseguisse mover-se única e exclusivamente através de uma fonte de energia renovável.

Infelizmente, não são conhecidos dados sobre a potência do motor elétrico que faz mover o Ford C-Max Solar, mas segundo a Ford, a performance em cidade deste C-Max Solar, é totalmente igual à de um C-Max convencional, com o bónus das 0 emissões poluentes e dependência de fontes externas de energia.

No entanto, os consumos homologados do Ford C-Max Solar já são conhecidos e temos valores de 31kWh/160km em cidade, 37kWh/160km em consumo extra-urbano e o consumo misto cifra-se em 34kWh/160km. A autonomia do Ford C-Max Solar permite-nos percorrer com uma só carga 997km, sendo que através da energia produzida apenas pelos painéis e sem carga nas baterias é possível percorrer cerca de 33km.

2014-Ford-C-MAX-Solar-Energi-Concept-Exterior-Details-3-1280x800

Ao que tudo indica a SunPower irá continuar os testes com o Ford C-Max Solar para determinar a sua viabilidade para a produção. Mas vamos ao “background” técnico que permite a este Ford C-Max Solar mover-se e recarregar as suas baterias, apenas com energia solar:

O desenvolvimento do painel solar que equipa o tejadilho do Ford C-Max Solar, é revestido com um tipo de lente de vidro especial, chamada lente Fresnel, desenvolvida pelo Físico francês Augustin Fresnel, tendo sido aplicada pela primeira vez em 1822 nos faróis marítimos e muito mais tarde na iluminação no que toca à indústria automóvel. A grande vantagem desta lente, é conseguir multiplicar o fator de absorção da luz solar, num fator 8 vezes maior, com um design extremamente compacto.

2014-Ford-C-MAX-Solar-Energi-Concept-Studio-6-1280x800

Este sistema, ainda sob patente provisória, atua como se no topo do painel solar estive uma lupa. Para além deste tipo de lente, o painel tem ainda um sistema de captação solar por orientação do mesmo, ou seja, de Este para Oeste e independentemente do ângulo, o painel consegue captar sempre energia solar, sendo que, por dia consegue extrair cerca de 8kWh, o equivalente a um carregamento de 4 horas na rede eléctrica.

Os estudos já levados a cabo pela Ford, prevêem que a energia solar possa alimentar 75% das deslocações dos automobilistas americanos. A Ford tem um plano audacioso para as vendas, com uma expectativa de 85.000 Híbridos, durante o corrente ano.

A Ford estima que se todos os veículos urbanos compactos usassem este tipo de tecnologia Híbrida, será possível reduzir as emissões de CO2 em 1.000.000 de toneladas. Uma proposta interessante e ainda muito verde, mas que mostra claramente a aposta num futuro mais limpo, sem emissões de partículas e com meios auto-suficientes de geração energética.