Notícias Shaquille O’Neal teve de modificar o seu Ferrari F355 Spider para caber nele

Venda

Shaquille O’Neal teve de modificar o seu Ferrari F355 Spider para caber nele

O Ferrari F355 Spider que pertenceu a Shaquille O’Neal está à venda e tem algumas particularidades, consequência dos 2,16 m de altura do ex-basquetebolista.

Ferrari F355 Spider

O Ferrari F355 Spider — e os outros F355, Berlinetta e GTS —, são considerados, justamente, do melhor que saiu dos estábulos de Maranello. Sucedeu ao muito criticado 348 e, apesar de baseado neste, representou um salto substancial para este.

Fosse ao nível da performance, cortesia dos 380 cv extraídos do 3.5 V8 (F129) atmosférico e cinco válvulas por cilindro, a umas elevadas 8250 rpm — tornando-o, na altura, no motor atmosférico com maior potência específica do mundo —; fosse a um nível qualitativo; e até de usabilidade (a contra-resposta italiana a inéditos rivais como o Honda NSX).

Consensualmente aclamado pela crítica, também foi um enorme sucesso comercial para a marca italiana, tendo-se tornado, na altura, no Ferrari mais produzido de sempre, com mais de 11 mil unidades — os seus sucessores, como o 360 e o 430, conheceriam ainda maior sucesso.

TENS DE VER: Comprar carros de sonho e tens 2,18 m de altura? Difícil de acontecer
Ferrari F355 Spider

O F355 Spider de Shaquille O’Neal

Shaquille O’Neal, estrela incontornável da NBA, não ficou imune aos encantos do baby-Ferrari e adquiriu o exemplar que podem ver nas imagens, um Ferrari F355 Spider, em 1998.

Acumula pouco mais de 11 900 km, apresenta-se com a cor Argento Nürburgring e vem equipado com a — na altura, novidade tecnológica — caixa semi-automática de seis velocidades (de seu nome F1). Foi o início da saga na Ferrari para obter passagens de relação mais rápidas, culminando nas caixas de dupla embraiagem de hoje e na extinção das caixas manuais. Sendo o primeiro capítulo desta aventura tecnológica, nunca conseguiu convencer na sua ação como a opção puramente manual.

Ferrari F355 Spider

Porém, este F355 Spider é diferente dos outros. Diferenças que são justificadas precisamente pelo seu primeiro dono ser quem é, ou melhor, ser como é. Shaquille O’Neal, mesmo entre outros basquetebolistas, é uma figura imponente. Os seus 2,16 m de altura e 147 kg tornavam-no num dos maiores e mais pesados basquetebolistas na NBA — será que caberia no interior do compacto roadster italiano?

Acabaria por conseguir “encaixar” após algumas modificações ao seu F355 Spider.

O espaço adicional que necessitava no interior foi conseguido graças à eliminação da capota e do seu mecanismo — só dá para sair mesmo em dias de sol —, e à remoção do depósito de combustível que o F355 Spider traz de série. Um novo depósito de combustível foi instalado na dianteira, no lugar do porta-bagagens.

Também os bancos originais foram substituídos por outros, tipo baquet, com a particularidade de terem o logótipo do Super-Homem adicionados aos encostos de cabeça — chegou a ser a alcunha de “Shaq”. Foram instalados arneses com as baquets ao invés de recorrer aos cintos de segurança originais.

As modificações não se ficaram por estas adaptações para que Shaquille O’Neal pudesse instalar-se confortavelmente no interior do seu Ferrari F355 Spider. Um sistema de som personalizado da Alpine foi instalado, parte do qual integrado numa nova cobertura por detrás dos bancos; e as jantes de série de 18″ foram substituídas por outras de 19″ da Giovanna Luxury.

O F355 Spider de Shaquille O’Neal encontra-se à venda no Bring a Trailer e a um dia do leilão terminar, o valor ascende a 48 500 dólares (39 600 euros) — uma pechincha, tendo em conta o valor de outros F355 no mercado, provavelmente consequência das modificações operadas para se adaptar à grande figura do seu primeiro proprietário.