Notícias Fake Design. Também tu, Porsche 911?

Arranque a Frio

Fake Design. Também tu, Porsche 911?

No Salão de Los Angeles foi apresentado publicamente o novo Porsche 911 (992). Mas nem este ícone resistiu às tentações do estilo gratuito e falso.

porsche 911 992

Ligeiramente maior, ligeiramente mais pesado e mais luxuoso, sempre acompanhado do seis cilindros boxer, com prestações num patamar elevado, apesar de ainda só conhecermos os Carrera S, são o cartão de visita do novo Porsche 911 (992).

O design não revela surpresas — a silhueta icónica do Porsche 911 mantém-se, as proporções gerais também, mas quando começamos a ver com atenção os novos elementos estilísticos, deparamo-nos com um “choque”: as ponteiras de escape são… são… falsas! Valham-me os deuses do design…  

Que praga! Não são só apenas as notícias que podem ser falsas, o fenómeno do Fake Design aflige cada vez mais o mundo automóvel. Ponteiras de escape que não fazem parte do… escape, por vezes nem sequer são abertas, apenas estando lá um contorno metalizado para efeitos decorativos.

Porsche 911 (992), ponteira de escape falsa
À vista de todos no Salão de Los Angeles. Ponteiras falsas que escondem as verdadeiras, que aparentam até ser duplas…

E se até agora o fenómeno estava “limitado” a discretas berlinas e SUV que querem parecer outra coisa que não SUV; os desportivos — uma classe sem necessidade de parecer e não ser — pareciam estar a salvo. Mas eis que o ícone, a referência, a bitola pelo qual os outros se medem, cedeu ao Fake Design… Mas porquê?!

RELACIONADO: Alguns McLaren Senna têm três escapes e outros dois. Porquê?

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Quantas unidades serão produzidas do Porsche 911 GT2 RS Clubsport?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Porsche 911 GT2 RS Clubsport, uma despedida em grande
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Porsche 911 GT2 RS Clubsport, uma despedida em grande