Notícias Histórico. Venderam-se mais elétricos do que Diesel na Europa em dezembro de 2021

Mercado

Histórico. Venderam-se mais elétricos do que Diesel na Europa em dezembro de 2021

Em dezembro de 2021, os automóveis elétricos alcançaram uma quota de mercado na Europa de 21%, contra apenas 19% dos Diesel.

Tesla Model 3

Em dezembro de 2021 foram vendidos mais carros elétricos na Europa do que automóveis Diesel. Foi a primeira vez que isso aconteceu.

Os dados são avançados pela Automotive News Europe, que cita dados do analista Matthias Schmidt, e dá conta que os automóveis elétricos representaram uma quota de mercado de 21% em dezembro, nos 18 países da Europa Ocidental.

Este foi o registo mais alto de sempre e sobrepôs-se às vendas dos Diesel, que neste referido mês representaram apenas 19% das vendas na região.

A NÃO PERDER: Mercado europeu caiu em 2021, mas houve marcas que «fintaram» a crise
SEAT Ibiza 1.6 TDI — bocal de enchimento AdBlue

As vendas dos Diesel têm vindo gradualmente a cair, mas de acordo com a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), ainda se mantiveram à frente das dos elétricos durante os primeiros três trimestres do ano.

Diesel em queda

Até ao final de setembro, tinham sido registados 2,3 milhões de automóveis Diesel na Europa Ocidental, o que representa uma queda de 26% face ao período homólogo de 2020.

Por outro lado, e novamente tendo por base os dados da ACEA, nesse mesmo período de tempo foram matriculados 801 025 automóveis elétricos, o que representa um crescimento de 91% face aos números de 2020.

LEIAM TAMBÉM: Há um novo «rei de vendas» em Portugal. Os 10 carros mais vendidos em 2021

Recorrendo uma vez mais aos dados compilados por Matthias Schmidt (ainda provisórios), em 2021 foram vendidos na Europa Ocidental quase 1,2 milhões de carros elétricos (1 190 000), a que corresponde uma quota de 11,2%, por oposição aos 6,7% que se verificaram no ano anterior.

Volkswagen ID.3

Estes números mostram bem o crescimento dos elétricos na Europa, que continuará este ano. De acordo com Matthias Schmidt, em 2022 as vendas de elétricos deverão representar 12,6% de todos os automóveis novos vendidos na Europa Ocidental, com o número total a crescer para 1,54 milhões de unidades.

Híbridos Plug-in também crescem

Acompanhando a tendência de crescimento dos elétricos, também os híbridos plug-in (PHEV) registaram um importante crescimento em termos de vendas em 2021.

A NÃO PERDER: Híbridos plug-in e elétricos com tração integral passam a Classe 1 nas portagens

No ano que agora acabou, 21% dos novos automóveis de passageiros vendidos na Europa Ocidental foram híbridos plug-in, o que equivale a um total de 2,21 milhões de unidades, representando um crescimento de 66% face a 2020.

Fonte: Automotive News Europe

Sabe esta resposta?
Qual é a potência máxima do BMW iX xDrive40?