Elemental RP-1: provavelmente, o mais leve do mundo

Elemental RP-1: provavelmente, o mais leve do mundo

Depois da fórmula de sucesso que durante anos levou a inúmeros «kit cars» com base no Lotus 7, os ingleses amadureceram o conceito e agora parece estar a nascer uma nova vaga de carros ultra leves e dinamicamente capazes, com o único objetivo de serem eficazes em pista. Conheçam o Elemental RP-1.

O Elemental não está sozinho neste nicho de mercado, uma vez que tem concorrentes muito competentes. Se até agora o domínio era tradicionalmente inglês, com marcas como a BAC e a Ariel, a verdade é que a disputa já vai além fronteiras, com a intrusão da KTM. A guerra até já tomou proporções intercontinentais, com a americana Revzani também no lote de concorrentes a ter em conta por parte da Elemental.

VEJAM TAMBÉM: Revzani Beast: O Tio Sam anda doido!

elemental-rp-1_7

Com estreia marcada para o Festival de Goodwood, foi lá que revelaram as formas finais do seu carro focado nos track days. Segundo a Elemental, este modelo irá fazer com que a concorrência repense todo o conceito aplicado até então.

A NÃO PERDER: Lotus Exige LF1 comemora 53 anos de vitórias

O primeiro cartão de visita do Elemental RP-1 e o mais desconcertante, é sem duvida o peso anunciado para este pequeno bólide. Falamos de um peso pluma de apenas 450kg, um recorde para carros de produção, com todos os componentes mecânicos incluídos e homologação de estrada.

O segredo do Elemental RP-1 para um peso super reduzido, passa por uma carroçaria feita no mais recente e avançado composto compósito, o carbono termoplástico reforçado e uma célula de segurança para o condutor em forma de banheira, totalmente em alumínio.

elemental-rp-1_6

A unidade motriz colocada em disposição central traseira, faz-se através do já famoso bloco Ford Ecoboost de 2l turbo, com 280 cavalos. O binário de 352Nm, promete catapultar o Elemental RP-1, tudo acoplado a uma caixa de 6 velocidades short ratio, para que se possa extrair todo o sumo do bloco Ford.

MOMENTO ZEN: Lendas de Le Mans por estradas japonesas

Com uma performance estimada de 4s dos 0 aos 100km/h e uma velocidade máxima de 250km/h, a Elemental sabe que estes valores não convencem, mas promete uma aceleração lateral para o Elemental RP-1, capaz de impressionar qualquer um, como se este andasse sobre carris.

elemental-rp-1-1

Com um preço para o Reino Unido a rondar dos 112.000 euros, a Elemental ainda disponibiliza para o seu rocket de bolso um equipamento simbólico: assento e pedais ajustáveis, aquecimento radiante no piso, controlo de tração e um sistema da telemetria completo e com câmara, para que possamos filmar toda a ação em pista.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter