Notícias Hyundai declara guerra às dores de costas com colete robótico que carrega sozinho

Indústria

Hyundai declara guerra às dores de costas com colete robótico que carrega sozinho

Reduzir lesões, aumentar a produtividade e o conforto. São algumas das promessas do Hyundai X-ble Shoulder, um colete robótico sem bateria.

pessoa a usar x-ble shoulder, o colete robótico hyundai
© Hyundai

Há alguma coisa que a Hyundai não produza? É navios, pontes, computadores, automóveis e… coletes robóticos. Exatamente, coletes robóticos.

A divisão Hyundai Motor Group Robotics LAB acaba de apresentar o X-ble Shoulder, uma espécie de robô que se veste como um colete. Foi projetado para aliviar a carga nos ombros e melhorar o desempenho em tarefas que exigem mais esforço físico, como trabalhos suspensos.

Objetivo? Reduzir as lesões musculares, dores de costas e problemas no membros superiores em contexto de trabalho industrial. E uma das partes mais curiosas deste X-ble Shoulder é que não requer alimentação elétrica.

Relacionado Volkswagen investe milhões na Autoeuropa. Obras terminam em fevereiro

Como é que funciona?

Uma das principais características do X-ble Shoulder definitivamente não é a beleza. Não o vamos ver a desfilar na próxima edição do Moda Lisboa seguramente. Trata-se de uma ferramenta de trabalho e como tal a função vence a forma.

Por isso, uma das partes mais interessantes é o seu funcionamento. Nomeadamente o facto da força de assistência ser gerada por um módulo de compensação muscular em vez de um sistema elétrico. Ou seja, o X-ble Shoulder não precisa de ser colocado à carga. Diz o povo que “enquanto vai e vem folgam as costas” mas aqui esse nem é o caso. As costas folgam sempre…

Infografia sobre colete robótico da Hyundai
© Hyundai Prevê-se que este colete seja capaz de realizar cerca de 700 mil ações por ano e reduza a carga nos ombros até 60%, diminuindo drasticamente o desgaste do utilizador.

Os primeiros protótipos estão em testes em contexto de fábrica desde 2022. Outra parte importante é o peso: apenas 1,9 kg, permitindo até 180 graus de mobilidade do braço sem interferir nas atividades do utilizador.

Um negócio de milhões

Com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2025 na Coreia do Sul, o X-ble Shoulder estará disponível em duas versões – básica e ajustável – e começará a ser implementado nas operações do grupo antes de chegar ao mercado global em 2026.

© Hyundai O exemplo prático de uma tarefa onde este colete pode dar uma “força”, literalmente.

De acordo com a Mordor Intelligence , o mercado de robôs vestíveis e exoesqueletos está estimado em 2,42 mil milhões de euros em 2024 e deverá atingir 9,72 mil milhões de euros em 2029. Um crescimento que encontra explicação em três fatores: envelhecimento da população, aumento da esperança média de vida e entrada na idade de reforma cada vez mais tarde.