Notícias Citroën C3 R5 no Rali do Var antevê futuro promissor

Ralis

Citroën C3 R5 no Rali do Var antevê futuro promissor

Após testes realizados em pisos de asfalto e terra, o Citroën C3 R5 mostrou-se ao público no Rali do Var, antecipando uma boa época no mundial de ralis.

Citroën C3 R5

O prometido é devido, e tal como já tínhamos anunciado aqui, a Citroën aproveitou o Rali do Var para fazer a primeira aparição pública daquela que será a sua nova arma para o mundial — e não só — de ralis, o Citroën C3 R5.

A última prova do campeonato de França de Ralis foi a escolhida para também dar continuidade aos testes de desenvolvimento do novo carro.

Citroën C3 R5

Yoann Bonato e Benjamin Boulloud, que comemoram o título de Campeões de França após alcançarem quatro vitórias com o Citroën DS3 R5, estrearam agora o novo produto da Citroën Racing.

A totalidade das três etapas da prova serviu para o piloto “tirar as medidas” ao novo carro  e testar várias regulações diferentes.

Não tivemos qualquer pressão da concorrência, pelo que nos divertimos muito ao volante do Citroën C3 R5 no fim de semana. O produto já se encontra muito desenvolvido e a variedade de estradas do Rali do Var permitiu-nos experimentar diferentes regulações

Yoann Bonato, piloto Citroën Racing
CItroën C3 R5

Com um aspeto bem apelativo e decoração inovadora, o Citroën C3 R5 não deixou ninguém indiferente tendo sido o alvo das atenções ao longo de quase toda a prova, apesar de não pontuar.

RELACIONADO: Citroën desfaz-se de vários clássicos e protótipos. Estás interessado?

Após a excelente temporada que fez no Campeonato de França era lógico que Yoann Bonato estivesse ao volante do C3 R5 nesta sua primeira aparição pública. Trocando-se a habitual 'camuflagem' por uma decoração que enfatizou o design do carro, desencadeamos uma onda de entusiasmo entre o público, bem como entre os muitos potenciais clientes, que se mostraram muito interessados neste produto.

Yves Matton, Diretor da Citroën Racing

Tecnicamente, o novo Citroën C3 R5 introduz pela primeira vez uma transmissão de comando manual, medida imposta por uma recente mudança no regulamento, mas que permitiu a Yoann Bonato terminar 14 classificativas sem registar qualquer problema.

Citroën C3 R5

Depois de mais algumas sessões de intensivos testes para apurar e fiabilidade e performance do novo carro, o passo seguinte será o processo de homologação da FIA.

Para além do interesse suscitado junto do público e entre a comunidade do automobilismo, esta participação no Rali de Var trouxe-nos uma enorme satisfação em termos técnicos. Sem encontrar problemas de fiabilidade, fomos capazes de trabalhar com serenidade em diferentes configurações, adaptando o carro aos diferentes tipos de estrada, umas vezes suaves, outras muito acidentadas.

Pierre Budar, Diretor de Desenvolvimento de Veículos Competição/Cliente: