Notícias Califórnia inaugura chapas de matrícula digitais

Tecnologia

Califórnia inaugura chapas de matrícula digitais

Imagina uma chapa de matrícula digital, capaz de exibir não apenas os números e letras, mas também mensagens, alertas, e até publicidade. Não, não se trata de futurologia; a primeira solução do género acaba de ser lançada nos EUA!

Aprovada apenas para o estado norte-americano da Califórnia, esta nova chapa de matrícula digital é a concretização de uma medida anunciada, há cinco anos, pelo Governador Jerry Brown, sendo que, de momento e segundo dados avançados pelo Departamento de Veículos Motorizados (DMV), existem já 116 automóveis equipados com esta tecnologia.

Segundo o diário Sacramento Bee, esta nova solução permite aos condutores fazer o registo anual dos seus veículos por via eletrónica, ao invés de terem de se deslocar fisicamente à DMV. Sendo que, pelo facto de virem equipadas com um chip, baterias e ligação wireless, estas chapas de matrículas vão poder, inclusivamente, exibir mensagens pessoais — desde que, claro está, a legislação o venha a permitir.

Produzidas por uma única companhia devidamente autorizada, a Reviver Auto, as chapas de matrícula digitais vão agora ter de atravessar um período de testes, o qual terminará apenas em julho de 2020. Altura em que, refere a mesma publicação, “serão identificados e apontados os potenciais benefícios” da tecnologia e tomada uma decisão final.

Para já autorizada apenas na traseira (à frente, os condutores terão de manter a solução tradicional), talvez o maior senão é mesmo o seu preço: 699 dólares, cerca de 598 euros, a que acresce ainda o pagamento mensal de cerca de 7 dólares (6 euros).

Por outro lado, em cima da mesa estão igualmente preocupações com a ciber-segurança e possíveis ataques de hackers, já que a matrícula está permanentemente conectada. Algo que poderá agradar aos gestores de frotas, fruto da possibilidade de conhecerem, a todo o momento, a localização da viatura, mas talvez não tanto aos particulares, certamente bem menos agradados com tal ideia.

Sabe esta resposta?
Quantos veículos elétricos circulam hoje em dia nas estradas do mundo, segundo a AIE?