Notícias Comissão Europeia dá dois meses para Portugal alterar legislação sobre carros usados importados

Usados importados

Comissão Europeia dá dois meses para Portugal alterar legislação sobre carros usados importados

Os carros usados importados são sujeitos a uma carga tributária superior aos que são vendidos em território nacional. A CE insta Portugal a alterar a legislação.

BMW Série 3 original com Série F30

Os carros usados importados são tratados, fiscalmente, como se fossem automóveis novos, sendo obrigados a pagar ISV (imposto sobre veículos) e IUC (imposto único de circulação) como estes.

A exceção refere-se à parcela cilindrada presente no cálculo do imposto de matrícula, ou ISV, que, de acordo com a idade do automóvel, pode ser reduzida até 80% do seu valor. Mas o mesmo fator idade não é tido em conta no cálculo do valor a pagar pelas emissões de CO2.

Tratando-se de carros antigos — incluindo clássicos —, ao terem sido concebidos ao abrigo de normas ambientais menos restritivas ou até inexistentes, emitem mais CO2 do que os automóveis novos, agravando fortemente o valor de ISV a pagar.

VÊ TAMBÉM: Indústria automóvel tem de reduzir emissões de CO2 em 37,5% até 2030

A legislação vigente distorce, assim, o valor a pagar por um automóvel importado usado, onde podemos acabar por pagar mais pelo ISV em si do que pelo valor do carro.

O artigo 110º

O problema da legislação nacional atual referente a este tema é que, de acordo com a Comissão Europeia (CE), Portugal está em violação do artigo 110º do TFUE (Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia), devido à tributação sobre os carros importados de outros Estados-Membros. O artigo 110º é claro, ao referir que:

Nenhum Estado-Membro fará incidir, directa ou indirectamente, sobre os produtos dos outros Estados-Membros imposições internas, qualquer que seja a sua natureza, superiores às que incidam, directa ou indirectamente, sobre produtos nacionais similares.

Além disso, nenhum Estado-Membro fará incidir sobre os produtos dos outros Estados-Membros imposições internas de modo a proteger indirectamente outras produções.

Comissão Europeia abre processo de infração

Agora a Comissão Europeia “insta PORTUGAL a alterar a sua legislação em matéria de tributação dos veículos automóveis. Isto porque a Comissão considera que Portugal não tem “em conta a componente ambiental do imposto de matrícula aplicável aos veículos usados importados de outros Estados-Membros para fins de depreciação”.

Por outras palavras, a Comissão refere a incompatibilidade da nossa legislação com o artigo 110º do TFUE, como já referimos, “na medida em que os veículos usados importados de outros Estados-Membros são sujeitos a uma carga tributária superior em comparação com os veículos usados adquiridos no mercado português, uma vez que a sua depreciação não é plenamente tida em conta”.

O que vai acontecer?

A Comissão Europeia deu um prazo de dois meses a Portugal para rever a legislação, e caso não o faça, enviará “um parecer fundamentado sobre esta matéria às autoridades portuguesas”.

Fontes: Comissão Europeiaimpostosobreveiculos.info

Sabe esta resposta?
Quantas gerações o Renault Clio já teve?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o novo Renault Clio. Evolução, não revolução