Notícias Letónia. Carros apreendidos a condutores alcoolizados vão ser doados ao exército ucraniano

Álcool

Letónia. Carros apreendidos a condutores alcoolizados vão ser doados ao exército ucraniano

A proposta de doar à Ucrânia os carros apreendidos a condutores alcoolizados já foi aprovada pelo Primeiro-Ministro da Letónia.

Carros apreendidos a condutores alcoolizados na Letónia vão ser doados ao exército ucraniano
© James Palinsad

Os carros apreendidos a condutores alcoolizados na Letónia vão passar a ser entregues ao exército ucraniano, sem qualquer custo.

A medida foi anunciada pelo próprio primeiro-ministro letão, Krišjānis Kariņ, sendo que a proposta partiu do Ministério das Finanças daquele país.

A não perder: Porsche e Hyundai enviam donativos de apoio às vítimas do terramoto da Turquia e Síria

De acordo com cadeia de notícias estatal LSM News, é precisamente o Ministério das Finanças que agora está a rever a medida e a fazer as alterações necessárias para a sua implementação.

Recordamos que em novembro do ano passado, a Letónia aprovou penalizações mais severas para os condutores que fossem apanhados a conduzir alcoolizados. Nos casos mais graves, em que o condutor apresente uma taxa de álcool no sangue superior a 1,5 g/l, o veículo em que circula pode ser imediatamente confiscado.

Pessoa a beber alcool ao volante

Os carros apreendidos passam a ser propriedade da Agência de Receitas do Estado, que pertence ao Ministério das Finanças da Letónia. Depois são «disponibilizados» em leilões públicos, podendo ser comprados por qualquer cidadão.

Porém, nesta nova proposta, o objetivo é entregá-los ao exército ucraniano sem qualquer tipo de custo.

Leiam também: Áustria quer tirar o carro a quem for apanhado em excesso de velocidade

Por norma, a Agência de Receitas do Estado recebe cerca de 250 veículos por ano, mas desde que esta medida foi implementada os números têm subido significativamente. Segundo a LSM News, os parques de estacionamento alocados a estes veículos já estão a ficar sem capacidade.

Fonte: LSM News

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Volkswagen Lupo GTI?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Volkswagen Lupo GTI, genuíno “pocket rocket”