Notícias E o carro mais vendido na Europa em setembro foi… o Opel Corsa

Mercado

E o carro mais vendido na Europa em setembro foi… o Opel Corsa

Por que é que é surpreendente? Porque pela primeira vez em 36 anos o Corsa foi o mais vendido na Europa e porque o Golf ficou em 12º na tabela de vendas.

Opel Corsa E

Vivem-se tempos estranhos no mercado automóvel europeu. Depois de o mês de agosto ter sido o melhor dos últimos 20 anos, com um crescimento de 30,1% (motivado pela necessidade das marcas de venderem viaturas em stock antes da chegada do WLTP) o mês de setembro trouxe uma quebra de 23,4% nas vendas no mercado europeu.

Graças a esta enorme instabilidade temporária, a habitual líder de mercado na Europa, a Volkswagen, viu as vendas caírem 52,6% em relação ao mesmo período do ano passado, tendo sido apenas a 5ª marca mais vendida.

No lugar cimeiro do mercado europeu surgiu assim outra marca alemã, a Opel, que apesar da quebra de 12,5% conseguiu passar do sétimo lugar (em setembro de 2017) entre as marcas mais vendidas para o primeiro lugar na tabela de vendas pela primeira vez em 13 anos.

VÊ TAMBÉM: O carro do momento? O Suzuki Jimny… Vendas acima de todas as expetativas

Opel Corsa, o mais vendido… Uma estreia

Já o modelo mais vendido na Europa em setembro foi o Opel Corsa. O veterano modelo da marca alemã conseguiu, pela primeira vez desde o seu lançamento há 36 anos, ser o carro mais vendido em toda a Europa com um aumento de 5,4% das vendas em relação ao mesmo período do ano passado, o que lhe valeu uma subida do 23º (em agosto) para o 1º lugar.

Já o habitual líder, o Volkswagen Golf, ficou fora do top 10 de vendas pela primeira vez em 44 anos, caindo para o 12º lugar com uma enorme quebra de 71,1% das vendas em relação ao ano passado.

Outras surpresas no Top 10 de vendas europeu em setembro foram o recorde absoluto do Toyota Yaris (aumento de 1,6% em relação a agosto), atingindo o 4º lugar, a liderança do Mercedes-Benz Classe A no segmento C, chegando ao 6º lugar.

Surpresa também para a coroação do Peugeot 3008 como o SUV mais vendido na Europa em setembro, batendo o Qashqai, o líder usual, que se ficou apenas pelo 16º lugar, sofrendo uma queda de 51,1% em relação a setembro do ano passado.

A principal causa por detrás desta quebra de vendas a nível europeu foi a entrada em vigor da WLTP que levou muitas marcas (em particular as do Grupo Volkswagen) a não terem modelos disponíveis para entrega enquanto esperam pela re-homologação de acordo com as novas normas.

Volkswagen Golf

E em Portugal?

Por cá o mercado em setembro não foi estranho à instabilidade. Como líder de vendas surge o Mercedes-Benz Classe A com 567 unidades vendidas, sendo acompanhado no pódio pelo Renault Clio (418 unidades) e pelo Peugeot 2008 (358 unidades). Outro fator que salta à vista é a total ausência de modelos da Volkswagen entre os dez modelos mais vendidos em setembro em Portugal — a razão prende-se com as dificuldades financeiras do importador.

Já entre as marcas destaque para a Peugeot, que conseguiu colocar quatro dos seus modelos no top 10 de vendas em Portugal (o 2008, o 308, o 3008 e o 208).

Fontes: Fleet Magazine e Best Selling Car blog

Sabe esta resposta?
Quantos cavalos tem o Opel Insignia GSi 2.0 Turbo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Opel Insignia GSi. A sigla que nos fez sonhar está de volta