Notícias Vê um pneu a rolar do seu interior: “burnout edition”

Insólito

Vê um pneu a rolar do seu interior: “burnout edition”

Ver um burnout a partir do interior do pneu? É a sequela a um dos mais estranhos e fascinantes vídeos que já vimos este ano.

Mercedes Classe E a fazer burnout

Foi um dos filmes mais estranhos e fascinantes que vimos este ano, quando, graças a uma câmara montada no interior de uma jante, pudemos ver o rolar de um pneu a partir do seu interior. Agora chega a sequela, com carga dramática intensificada: como será ver um burnout a partir do interior do pneu?

É o que o canal Warped Perception quer descobrir e para tal, voltou a colocar uma câmara, desta vez, numa das rodas do eixo motriz (traseiro) de um (muito despido) Mercedes-Benz Classe E.

Tudo pronto para ver um pneu ser destruído… Será que a câmara sobrevive também ao abuso?

VÊ TAMBÉM: Pneus. Sabes como garantir que estão em bom estado?

Já viste o vídeo? Não quero “estragar” a sua visualização com spoilers. Se já viste o vídeo, sobressaem duas coisas.

Primeiro, ver um burnout a partir do interior do pneu acabou por ser um anticlímax. Nada no interior do pneu revela o drama do que está acontecer no exterior — é tudo surpreendentemente calmo. Por fora, parece que o “mundo está para acabar”,  com o “fumo” a envolver todo o pneu — não é verdadeiramente fumo, como já explicámos anteriormente.

Só a destruição final do pneu visto por dentro numa das cenas é que dá alguma percepção do abuso por qual estava a passar.

Segundo, ver um burnout do exterior em câmara lenta, acaba por ser muito mais fascinante do que vê-lo a partir do seu interior. É um espetáculo visual impressionante conseguir ver a rápida deterioração do pneu, onde vemos muita “borracha” a saltar, até este ceder, definitivamente, a todo o abuso que sofreu.

E apesar da câmara que capturou estas imagens ter sobrevivido a este ato de destruição, uma outra não parece ter tido tanta sorte. No final do filme é possível ver o triste fim de uma delas, tendo ficado desfeita, juntamente com o pneu.

Sabe esta resposta?
Que outra função assume o pneu sobressalente no Abarth OT 2000 Coupe America (1966)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Abarth com um pneu sobressalente que também é… para-choques