Notícias Audi Ultra: marca dos anéis adere às versões «eco-friendly»

Audi Ultra: marca dos anéis adere às versões «eco-friendly»

A Audi acaba de anunciar o lançamento de uma nova linha de modelos: Audi Ultra. Uma variante mais ecológica e eficiente equipada com os motores TDI do Grupo Volkwagen.

A Audi aderiu à moda das versões ecológicas, que doravante terão a designação de Ultra, seguindo a mesma filosofia dos Bluemotion da Volkswagen. Os novos modelos Audi Ultra são em tudo iguais às versões convencionais da Audi, mas com uma vertente ecológica mais vincada, graças à adopção de melhorias aerodinâmicas e ajustes nos motores.

Todos os modelos Audi Ultra virão equipados com o conhecido motor 2.0 TDI, com especificações voltadas para a eficiência energética, nos seguintes patamares de potência: 136, 163 e 190 cv. Para já, disponíveis apenas na gama A4, A5 e A6.

Começando pela base da gama Audi Ultra, o A4 Ultra estará disponível com o motor 2.0 TDi nas versões de 136 e 163cv. Quanto a  consumos, estes variam entre os 3,9 e os 4,2 litros/100km. As emissões de CO2 também apresentam valores baixos, situando-se entre as 104 e as 109 g/km dependendo da versão. A comercialização desta variante está prevista para Maio.

Já a gama A5 Coupé 2.0 TDi Ultra estará apenas disponível na versão de 163 cv, anunciando consumos de 4,2 l/100 km e emissões de CO2 de 109 g/km, valores estes em linha com a versão A4 Ultra. Um tendência que não é acompanhada pela versão A5 Sportback que apresenta um consumo ligeiramente superior: 4,3 l/100 km e emissões de CO2 de 111 g/km.

Por fim a gama A6 Ultra, nas versões Sedan e Avant, que contam com o motor 2.0 TDi na sua configuração mais potente: 190 cv e 400 Nm de binário (entre as 1750 e as 3000 rpm). Equipado com a nova caixa de dupla embraiagem S tronic de sete velocidades, o A6 2.0 TDi Ultra anuncia consumos de apenas 4,4 e 4,6 l/100km e emissões de CO2 de 114 e 119 g/km, sendo que os valores mais baixos dizem respeito à versão sedan. Prevê-se o inicio da comercialização desta versão em Abril

As versões Audi Ultra poderão ser identificadas pelo logótipo «Ultra» na traseira, acrescendo em termos técnicos as caixas manuais com relações mais longas, o sistema start&stop e um sistema de informação integrado que dará ao condutor dicas de condução ecológica. As alterações estendem-se à aerodinâmica, com detalhes aerodinâmicos ao nível da zona frontal e do rebaixamento da carroçaria. Os preços ainda não foram divulgados, mas espera-se que a gama Audi Ultra seja mais barata que as versões convencionais devido à menor emissão de C02, que se reflectem nos impostos.