Audi RS5 DTM com argumentos reforçados para a época de 2014

Audi RS5 DTM com argumentos reforçados para a época de 2014

Este ano o campeonato de DTM vai estar ao rubro. Depois da BMW ter apresentado o M4 DTM, chegou a vez da marca dos anéis apresentar o renovado Audi RS5 DTM.

Tecnicamente, o novo Audi RS5 DTM é exatamente a mesma máquina que competiu o ano passado no Campeonato Alemão de Turismo (DTM). Mas para que o Audi RS5 DTM se mantenha competitivo, face ao recém introduzido BMW M4 DTM, a marca alemã resolveu dotá-lo com mais alguns apêndices estéticos, cheios de função aerodinâmica.

audi_motorsport-140304-0883

Para quem desconhece este campeonato, tenha presente o seguinte: se acham o regulamento da Formula 1, uma pilha de papel altamente restritiva, então esqueçam! Porque nada se compara às toneladas de restrições espalhadas pelas muitas alíneas, que compõem o regulamento do DTM.

Com pouca margem de manobra, a Audi preferiu melhorar a aerodinâmica do seu Audi RS5 DTM, naqueles pequenos detalhes que fazem toda a diferença, em vez de fazer um carro completamente novo.

Audi RS 5 DTM 2013

Em termos práticos, o Audi RS5 DTM continua com a mesma grelha do modelo de produção, mas agora com massivas entradas de ar para arrefecer o motor e sistema de travagem. Até os espelhos retrovisores voltaram ao estúdio de desenho para serem otimizados, tudo para que retirassem ao máximo a resistência aerodinâmica, criada pelo tamanho da sua superfície frontal.

Dentro dos parâmetros técnicos, os engenheiros da Audi, apenas resolveram afinar a geometria de suspensão do Audi RS5 DTM nos 2 eixos, tudo para que continue uma referência nas curvas. O chassis pesa uns recordistas 160kg e parte do aspeto espetacular destes novos carros do DTM, está relacionado com a integração no regulamento do Campeonato de Super GT Japonês, o que permitiu reduzir os custos de desenvolvimento em 40%, trazendo ainda mais peças dos modelos de produção, para os carros de competição.

Audi RS 5 DTM, 2013

O peso total do Audi RS5 DTM, fica-se pelos 1110kg incluindo o condutor, e a asa traseira, possui regulações de 0° até 20°. As magníficas jantes da OZRacing são de 18 polegadas e montam pneus de 300 de largura na frente e 320 mm de largura na traseira, cortesia dos Ventus, produzidos pela Hankook.

O bloco V8 do Audi RS5 mantém os 460 cavalos e 500Nm de binário, com restritores de 28mm na admissão. O depósito de combustível ganha mais 2 litros de capacidade e passa para os 120L, tudo para que não seja necessário reabastecer em prova.

17302

Acompanhem o Salão de Genebra com o Razão Automóvel e fiquem a par de todos os lançamentos e novidades. Deixem-nos o vosso comentário aqui e nas nossas redes sociais!