Notícias Audi mostra as diversas formas do alumínio desde 1923

Exposição no Museu de Ingolstadt

Audi mostra as diversas formas do alumínio desde 1923

Se queres saber mais sobre construção em alumínio, é a altura: a Audi tem uma exposição sobre o tema, onde não falta sequer um Avus Quattro de 1991.

Audi Avus quattro 1991

Fabricante automóvel com uma já longa tradição na construção em alumínio, a qual remonta inclusivamente aos seus primeiros anos de existência, com o Type K de 1923 e o motor de 3.6 litros com bloco de quatro cilindros em alumínio, a Audi recorda agora, através de uma exposição no seu museu em Ingolstadt, todo o percurso feito ao longo destas décadas, neste domínio.

Audi Type K 1923
O Type K de 1923 foi o primeiro Audi com carroçaria em alumínio

Em exibição até dia 4 de março de 2018, esta invulgar exposição conta, entre outras peças, com um raro e espetacular Avus Quattro, protótipo apresentado no Salão de Tóquio de 1991, que, com os seus apenas 1250 kg de peso e um não menos impressionante bloco W12 6.0 litros, a enviar 502 cv de potência às quatro rodas, era, à altura, um verdadeiro foguetão sobre rodas!

RELACIONADO: E-Tron GT. O Mission E da Audi chega em 2022

A confirmar tais atributos, os 3,0 segundos que anunciava na aceleração dos 0 aos 100 km/h, e a velocidade máxima prometida de 338 km/h.

Do alumínio do ASF Concept ao supermini A2

O Avus nunca deu origem a um modelo de produção, mas foi a primeira vez que um modelo da marca dos anéis recorreu ao Audi Space Frame (ASF), o nome dado ao tipo de estrutura em alumínio, que consistia, maioritariamente, em extrusões de alumínio. Essa solução seria novamente aplicada em 1993. O novo protótipo, denominado precisamente ASF Concept, não era mais do que a primeira geração do A8, que se tornaria no primeiro modelo de produção totalmente em alumínio por parte da Audi.

Um processo que, ainda assim, levou 11 anos e 40 patentes a materializar-se numa carroçaria pronta para produção.

Audi ASF 1993
O Audi ASF de 1993 foi o estudo que deu origem ao primeiro A8

Mais recente, o não menos famoso “supermini” Audi A2, surgido em 2002, que, graças à sua estrutura em alumínio, pesava, na sua configuração mais leve, não mais que 895 kg. Peso que, contudo, não foi suficiente para transformar o modelo num sucesso, o qual acabou mesmo por desaparecer na segunda metade de 2005. Até hoje, o A2 não conheceu ainda qualquer sucessor direto, apesar dos sucessivos rumores nesse sentido.

Em exibição só até 4 de março

Finalmente e não menos importante, um showcar R8 5.2 FSI Quattro, datado de 2009, e que, sem qualquer pintura, mostra todas as suas formas, através da imagem única do alumínio.

Audi R8 5.2 FSI
O showcar Audi R8 5.2 FSI Quattro é um dos exemplares mais recentes em exibição

Seja qual for o modelo ou formas que desejes observar in loco, o melhor mesmo é não deixares para muito tarde a visita a esta importante exposição. É que — recordamo-lo — as portas fecham dentro de menos de três meses, a 4 de março.

Sabe esta resposta?
Qual a percentagem de componentes que o Audi R8 LMS GT4 partilha com o carro de estrada?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Novo R8 LMS GT4. As primeiras 12 unidades já foram entregues