Notícias Apresentados os primeiros Campeonatos Nacionais de Sim Racing da FPAK

Sim Racing

Apresentados os primeiros Campeonatos Nacionais de Sim Racing da FPAK

Os pilotos que vencerem os campeonatos de Sim Racing serão considerados Campeões Nacionais e vão estar na Gala dos Campeões FPAK juntamente com os vencedores das categorias do "mundo real".

Campeonato de Portugal de Simulação iRacing

A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), o Automóvel Clube de Portugal (ACP) e a Sports&You vão organizar e promover os primeiros campeonatos nacionais de Simulação Automóvel, um universo conhecido como Sim Racing.

Com o apoio e o reconhecimento da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), os primeiros Campeonatos Nacionais de Simulação Automóvel foram apresentados esta quarta-feira, num evento que se realizou no Autódromo Virtual de Lisboa.

A Razão Automóvel, enquanto Media Partner dos Campeonatos Nacionais de Simulação Automóvel, marcou presença no evento de apresentação, onde também passaram várias figuras conhecidas do desporto motorizado nacional, tais como Pedro Lamy, Armindo Araújo, Miguel Barbosa, Bruno Magalhães, Bernardo Sousa ou Mário Silva.

A NÃO PERDER: Conheçam o piloto português que corre numa série oficial da NASCAR
Campeonato de Portugal de Simulação apresentação

O Sim Racing nacional tem verificado um crescimento assinalável nos últimos anos e estes campeonatos de Portugal, os primeiros a serem reconhecidos pela FPAK, são um passo importante para toda a comunidade dos eSports, uma vez que a partir de agora o Sim Racing passa a ter o estatuto de modalidade federada.

Entendemos que este projeto pode trazer mais pessoas para o nosso desporto e ser uma porta de entrada para outras modalidades. Os jovens são, habitualmente, aqueles que mais se dedicam a esta modalidade e todos sabemos que precisamos de encontrar novos talentos. Aliás, não seria a primeira vez que isso aconteceria através das corridas virtuais.

Ni Amorim, presidente da FPAK
iracing dallara F3

Já Carlos Barbosa, presidente do ACP, considera que: “Este fenómeno dos eSports tem verificado um crescimento sem paralelo, ao qual não podíamos ficar indiferentes”.

Inovar e diversificar faz parte do ADN do ACP, pelo que decidimos em parceria com a FPAK e a Sports&You criar estas novas competições. O universo da simulação automóvel está repleto de talentos de todas as idades que é preciso incentivar e reconhecer ao mais alto nível.

Carlos Barbosa, presidente do ACP

Como se pode participar?

Os Campeonatos de Portugal de Simulação Automóvel estão abertos a todos os interessados, desde que tenham nacionalidade portuguesa ou residência fiscal em Portugal, sendo que todos tirão que obter a “Licença E” (gratuita) — criada para o efeito — através do portal da FPAK.

Numa primeira fase, vão realizar-se dois campeonatos: um de monolugares com recurso a um Fórmula 3 e um de GT’s (corridas de resistência por equipas). Em qualquer um dos casos a participação será feita através da plataforma iRacing, um software de referência de simulação, com cada participante a utilizar o seu computador pessoal.

Os vencedores serão reconhecidos como Campeões de Portugal e vão marcar presença na Gala dos Campeões FPAK, ao lado dos vencedores das competições nacionais do “mundo real”. Estão ainda previstos prémios monetários de cerca de 10 mil euros a dividir por ambas as competições.

LEIAM TAMBÉM: Este simulador da Aston Martin custa mais que um MINI JCW GP

Como se vai processar?

Entre 18 e 21 de setembro, realiza-se a pré-qualificação, uma sessão permanente de treinos cronometrados, onde todos os pilotos têm de realizar o melhor tempo possível, pois o mesmo será crucial para determinar a divisão em que vão concorrer, sendo cada divisão constituída por 25 concorrentes. No final da temporada há lugar a subidas e descidas de divisão, consoante a classificação obtida.

iracing dallara F3

A primeira prova do Campeonato de Portugal de Velocidade eSports, que utiliza o Fórmula 3, vai realizar-se no dia 6 de outubro no circuito de Silverstone e a sexta e última prova deste campeonato terá lugar a 15 de dezembro, no traçado de Oulton Park. Cada jornada é composta por duas corridas, uma de 25 e outra de 40 minutos.

A NÃO PERDER: Afinal é verdade: videojogos fazem de ti um melhor condutor

Já o Campeonato de Portugal de Endurance eSports arranca a 25 de outubro com uma corrida de 4 horas na pista Americana de Road Atlanta e tem mais quatro provas de 6 a 8 horas de duração, terminando a 18 de dezembro. 

O alargamento das competições a outras disciplinas virtuais do desporto automóvel, como os Ralis, Ralicross ou Montanha, “está já a ser estudado”, bem como a inclusão de consolas de videojogos.