Notícias Oficial. Vem aí um SUV elétrico da Toyota para a Europa

Antevisão

Oficial. Vem aí um SUV elétrico da Toyota para a Europa

Baseado na nova plataforma e-TNGA, este SUV 100% elétrico da Toyota destina-se ao mercado Europeu e deverá ter dimensões semelhantes às do RAV4.

Toyota e-TNGA

Apesar de manter a forte aposta nos híbridos e no hidrogénio, a Toyota não quer deixar de parte o investimento nos elétricos a bateria e a prova disso é o anúncio de que se prepara para dar a conhecer um SUV 100% elétrico destinado ao mercado europeu.

Baseado na nova plataforma e-TNGA, ainda pouco se sabe acerca deste modelo cuja chegada deverá ocorrer já no próximo ano e que será o primeiro de um total de 10 modelos com zero emissões que a marca planeia lançar no Velho Continente até 2025.

Apesar de ser especialmente pensado para a Europa, este novo SUV cujas dimensões deverão ser próximas às do RAV4 será, segundo o chefe de desenvolvimento de produto Toyota Europa, um modelo global. Quanto à sua produção, essa terá lugar numa fábrica da Toyota no Japão exclusivamente destinada a modelos elétricos.

VÊ TAMBÉM: Novo Toyota Mirai 2021. O «carro do futuro» chega já no próximo ano
Toyota e-TNGA
Nesta imagem ficamos com uma ideia de como será a e-TNGA.

O que já se sabe sobre a plataforma

Para já, pouco se sabe não só acerca deste novo SUV como da plataforma que lhe servirá de base. Ainda assim, a marca japonesa já revelou um teaser do novo modelo e alguns detalhes acerca da e-TNGA que foi desenvolvida em conjunto com a Subaru.

Segundo a Toyota, o princípio base por trás desta plataforma é de que o posicionamento de alguns elementos se mantém sempre fixo enquanto outros podem ver o seu posicionamento mudar consoante o modelo em questão. De acordo com a marca japonesa, isto permite que esta plataforma sirva de base a modelos com largura, altura, distância entre eixos e comprimento diferentes.

Toyota e-TNGA

Além disto, a e-TNGA pode servir de base a modelos com tração traseira, dianteira ou integral e, segundo a Toyota, será capaz de albergar diferentes tipos de baterias e motores de diversas capacidades.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência máxima combinada do Toyota Camry?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Toyota Camry renovou-se. O que mudou?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

O Toyota Camry renovou-se. O que mudou?