Notícias Mercedes-Benz vai lançar número recorde de novidades até 2027

Antevisão

Mercedes-Benz vai lançar número recorde de novidades até 2027

A Mercedes-Benz prevê lançar 30 novos modelos até 2027. A ofensiva começou com o lançamento do CLA e abrange motores elétricos e de combustão.

© Mercedes-Benz

Num dos documentos apresentados pela Mercedes-Benz aos investidores dos resultados do segundo trimestre de 2025, foi revelado uma ofensiva de produto sem precedentes: 30 novos modelos até ao final de 2027, com motor térmico e 100% elétricos.

Nas palavras de Ola Källenius, o CEO do Grupo Mercedes-Benz AG, “a melhor resposta é manter o rumo, oferecendo produtos desejáveis e inteligentes, enquanto mantemos o controlo apertado dos custos”.

O responsável destacou ainda a importância de ajustar a produção às novas realidades geopolíticas, com recurso a uma estratégia global e ao programa Next Level Performance, que vai além da eficiência e visa reforçar a resiliência da empresa.

Ofensiva de produto da Mercedes-Benz até 2027.
© Mercedes-Benz A ofensiva de produto da Mercedes-Benz inclui 30 novos modelos até 2027, além dos recém-chegados CLA e CLA Shooting Brake.

Esta nova ofensiva de modelos começou com a nova geração do Mercedes-Benz CLA e CLA Shooting Brake, tanto como elétricos e mild-hybrid. Serão seguidos por mais três dezenas de modelos até 2027, distribuídos por três segmentos: Entry, Core e Top-End.

Algumas das novidades já são conhecidas. Duas delas são os novos VLE e VLS (antecipados pelo protótipo Vision V), que serão monovolumes elétricos, capazes de conjugar versatilidade com um nível de conforto e luxo de topo (especialmente o VLS). Em cima da mesa também está uma segunda versão do icónico Classe G, ainda que num tamanho mais compacto.

Nos segmentos intermédios (Core) e de topo (Top-End), as maiores apostas estão nas versões elétricas do GLC e do Classe C, mas também na nova geração do Classe S (combustão e elétrico, substituindo o EQS).

E o universo AMG está a preparar a chegada do seu primeiro modelo 100% elétrico com a arquitetura AMG.EA, antecipada pelo Concept AMG GT XX.

Novas arquiteturas

Na base técnica desta enorme ofensiva estão duas plataformas. No segmento Entry temos a plataforma MMA, estreada pelo Mercedes-Benz CLA e que consegue receber versões equipadas com motor térmico ou 100% elétrico.

Para os segmentos superiores será usada a plataforma MB.EA — vai ser estreada com o novo GLC —, exclusiva para modelos 100% elétricos. No caso dos modelos com motores térmicos, continuará a ser usada a plataforma atual MRA, que continuará a ser evoluída.

Nos planos da Mercedes-Benz até 2027, está uma meta de vendas de modelos eletrificados (elétricos e híbridos plug-in) acima dos 30%, a nível global.

Ao mesmo tempo, continuará a ser feito um investimento em motores de combustão, para serem mais eficientes e reduzir o seu impacto ambiental. Desta forma, a marca acredita conseguir efetuar uma transição equilibrada e ajustada ao mercado.

Mercedes-Benz CLA Shooting Brake - 3/4 de traseira
© Mercedes-Benz

Já a produção será ajustada às necessidades regionais, de modo a mitigar o impacto das tarifas e manter a competitividade. Por exemplo, nos EUA (fábrica de Tuscaloosa) continuarão a dar prioridade à produção de SUV, enquanto na China serão produzidas localmente versões específicas, como o GLE longo, sendo o mercado chinês o único onde é vendido.

A Mercedes-Benz também está a apostar em fábricas flexíveis, como a do novo CLA, ao permitir, na mesma linha, veículos com diferentes sistemas de propulsão (combustão e elétrico).