Notícias A paixão de Ari Vatanen pelos ralis começou assim. E a vossa?

Arranque a Frio

A paixão de Ari Vatanen pelos ralis começou assim. E a vossa?

Ari Vatanen dispensa apresentações, mas só agora contou a história de como se apaixonou pelos ralis. Também tiveram um momento assim?

Ari-Vatanen-Ford-Escort-MK2
© Ford

Muitos de nós recordam aquele momento que nos fez apaixonar pelos ralis; com Ari Vatanen, campeão mundial do WRC em 1981, não foi diferente.

Ari Vatanen lembra-se na perfeição do dia em que a sua paixão pelos ralis começou, acabando até por se tornar no catalisador para uma das carreiras mais bem sucedidas do mundo dos ralis. Essa história foi contada pelo próprio e publicada na página de Facebook oficial do WRC.

Como se fosse só mais um de nós — um petrolhead que sonha sentar-se aos comandos de uma máquina de competição — Vatanen explica que tudo começou numa noite de verão na Finlândia em 1964.

Pela primeira vez um rali passou pela sua vila e Vatanen, então com 12 anos, foi assistir à prova, passando a noite à espera para ver passar todos os carros. O primeiro carro surgiu apenas ao fim de quatro horas… e nada mais foi como antes.

Começou pelo aproximar rápido de um conjunto de faróis a que se seguiu a visão de um Volvo branco, com os travões incandescentes, e assim nasceu uma paixão que levaria, muitos anos depois, Ari Vatanen ao topo do mundo dos ralis.

Ari Vatanen
Quantos de nós não se terão apaixonado pelos ralis depois de ver Ari Vatanen numa qualquer especial?

A forma como Vatanen relata o episódio facilmente nos faz identificar com uma figura que, para muitos de nós, terá sido responsável pelo nascimento de uma paixão idêntica.

E vocês, ainda se lembram como se apaixonaram pelo desporto automóvel?


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Opel Calibra?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento