345Quantas mais edições leres, mais hipóteses terás de ganhar! Cada edição lida corresponde a uma possibilidade.Em data que anunciaremos posteriormente, faremos uma transmissão live através do Facebook para sortearmos o vencedor!Segue-nos no Facebook e no Instagram para não perderes o lançamento de cada edição.Cada artigo tem um tempo médio de leitura. À medida que o vais lendo vamos fazendo a contagem do tempo que estás a usar.1Quando atingires o tempo médio de leitura activas o espaço onde te podes candidatar ao prémio.2Cada artigo tem um tempo médio de leitura. À medida que o vais lendo vamos fazendo a contagem do tempo que estás a usar.Quando atingires o tempo médio de leitura activas o espaço onde te podes candidatar ao prémio.12345Quantas mais edições leres, mais hipóteses terás de ganhar! Cada edição lida corresponde a uma possibilidade.Em data que anunciaremos posteriormente, faremos uma transmissão live através do Facebook para sortearmos o vencedor!Segue-nos no Facebook e no Instagram para não perderes o lançamento de cada edição.
Conteúdo patrocinado por Audi Audi

Elaine e Aicon. A próxima geração de modelos Audi começa aqui.

De um lado temos o Audi Elaine, uma visão mais próxima da realidade que vivemos. Do outro temos o Audi Aicon, o automóvel como nunca o vimos, uma visão para as próximas décadas. Mas o que os une, é mais forte do que aquilo que os separa.

Audi Elaine. A um passo da produção

Se o Audi Elaine vos parece familiar é porque o conhecemos anteriormente como e-tron Sportback — partilha com ele desde o design, à propulsão elétrica. A sua presença, com outro nome, refere-se sobretudo à tecnologia que emprega, que permite agora condução autónoma de nível 4.

Altamente automatizado

As diferenças entre os dois concepts, Elaine e Aicon, residem principalmente nas funções de assistência à condução e condução pilotada, com a introdução de um novo processador —zFAS —, mais poderoso, conjugado com sensores mais sofisticados, com maior alcance e precisão.

audi elaine

O Audi Elaine pode assumir os comandos autonomamente em autoestrada, aliviando o esforço do condutor em longas distâncias, a velocidades entre os 60 e os 130 km/h, e até consegue mudar de faixa automaticamente — pode ultrapassar um veículo e regressar à faixa original.

Audi AI Zone
Uma zona de entrega do veículo designada pela Audi, que permite a utilização total da tecnologia de condução autónoma disponível. Nesta “zona segura”, o Audi Elaine é capaz de se movimentar sem intervenção humana, com o condutor fora do veículo. Esta zona terá vários serviços integrados, onde será possível estacionar, entrar numa lavagem automática ou carregar as baterias completamente de forma autónoma. Quando o condutor regressa, o Audi Elaine está preparado para seguir viagem.

Mesmo após sair da autoestrada, continua a dar apoio ao condutor, estando equipado com variados assistentes à condução, onde se incluem as tecnologias Pre Sense e o Assistente Preditivo de Eficiência, que pode providenciar mais detalhes sobre as rotas a tomar, a partir dos dados de navegação HERE.

API. Um mordomo ao serviço do condutor

O Audi Elaine adapta-se ao seu condutor e consegue-o fazer através da integração de um Assistente Pessoal Inteligente (API).

Audi Elaine
O Assistente Pessoal Inteligente (API), fornece sugestões de navegação.

Este assistente recorre à inteligência artificial, combina dados de várias fontes — carro, condutor (observa os seus padrões de comportamento), relatórios de tráfego, e até informação da internet. É capaz de responder a comandos de voz, de forma autónoma, adaptando as respostas ao condutor.

“A definição de premium e as preferências dos clientes estão a mudar radicalmente e mais rápido do que nunca.”

Peter Martens – Responsável pelo Desenvolvimento Técnico, Audi AG.

O resultado é um enorme leque de ações disponíveis: navegação, seleção de música, serviços de conectividade Audi, climatização, sugestão de lugar de estacionamento ou até manter uma certa distância do veículo da frente em autoestrada.

Peter Martens, Responsável pelo Desenvolvimento Técnico, Audi AG.

O API também aplica métodos de aprendizagem automática para melhor adaptar as funções do carro aos comportamentos e necessidades do condutor, fazendo até recomendações.

myAudi
Os dados recolhidos pelo API são processados e armazenados na cloud da Audi. O utilizador pode consultar, editar ou apagar estes dados através da conta myAudi. Os dados podem ainda ser transferidos automaticamente para outro Audi — o carro identifica o utilizador, descarrega o seu perfil e o API adapta o carro e o seu comportamento interativo, de acordo com as preferências únicas desse condutor.

Audi Fit Driver

A Audi acredita que o automóvel é o local ideal para monitorizar dados de saúde e de fitness dos seus utilizadores, podendo transformar o tempo que passamos nas nossas deslocações, em tempo de qualidade e de melhoria do nosso corpo. Como?

audi fit driver
O projeto Audi Fit Driver, aplicado no concept Audi Elaine, analisa a informação disponibilizada por um dispositivo conectável que o condutor tenha no pulso (um smartwatch por exemplo).

Dados como a temperatura corporal e batimento cardíaco, são analisados para identificar fadiga e stress. O Audi Fit Driver é capaz de sugerir exercícios, ativar a massagem dos bancos ou proporcionar uma alteração do ambiente a bordo, com vista a melhorar o bem estar do condutor.

Dimensões
O Audi Elaine vem equipado com umas generosas jantes de 23 polegadas. Tem 4,9 metros de comprimento, 1,98 metros de largura, 1,53 metros de altura e uma distância entre eixos de 2,93 metros.

Potência elétrica, alma quattro

O Audi Elaine utiliza uma disposição de motores igual àquela que veremos nos modelos Audi dos próximos anos: motor elétrico à frente e dois motores elétricos atrás, capazes de transmitir potência às quatro rodas.

A potência combinada dos seus três motores é de 435 cv (503 cv na função boost). É capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos. A autonomia é de 500 km (ciclo NEDC).

Audi Aicon. O futuro, materializado.

Vamos esquecer o automóvel e olhar para derradeira visão da Audi para o Futuro: uma solução de mobilidade.

Audi Aicon é uma berlina futurista 2+2, de grandes dimensões, elétrica e capaz de atingir o nível 5 da condução autónoma – o mais elevado.

É consideravelmente maior do que o novo Audi A8. Tem 5,44 m de comprimento, 2,10 m de largura e 1,50 m de altura. A distância entre eixos atinge 3,47 m (+ 24 cm que o Audi A8L).

As jantes de 26 polegadas são um dos grandes destaques do exterior do Audi Aicon, mas no interior, há uma revolução à nossa espera.

Repensar o interior do automóvel

O Audi Aicon prescinde totalmente da ação do ser humano, não possuindo qualquer tipo de comandos de controlo – não há volante nem pedais.

Marc Lichte, Diretor de Design da Audi, junto ao Audi Aicon durante o desenvolvimento do concept.

Com o Audi Aicon, assistimos à transformação mais profunda do interior de um automóvel. Com o automóvel a ser o único que tem de lidar com o ato da condução, não existe necessidade de um condutor. Passamos todos a ser passageiros num espaço versátil, que se pode adaptar tanto a funções profissionais como de lazer.

O automóvel tornar-se-á cada vez mais num terceiro espaço de vivência em paralelo com a nossa casa e o local de trabalho. A Inteligência Artificial vai atenuar as tensões [de conduzir no dia-a-dia] e oferecer novas possibilidades para o tempo gasto dentro do carro.

Um interior preparado para o nível 5 de condução autónoma.

Para os múltiplos usos previstos, o interior do Audi Aicon parece ter sempre a resposta certa. Os bancos – desenhados como se tratassem de cadeiras do tipo lounge —, podem deslocar-se cerca de 50 centímetros e rodar 15 graus para melhorar o acesso ao interior ou a comunicação com o ocupante do lado. O encosto de cabeça pode servir de apoio de braço, recolhendo quando nos viramos para os passageiros da segunda fila de bancos.

O interior simples, o facto de não existir pilar B e a localização dos motores elétricos, permitiu ganhar espaço para passageiros e também para carga: 660 litros de espaço combinado entre as duas bagageiras disponíveis (dianteira e traseira), fazem do Audi Aicon um concept pensado também para as grandes viagens.

Nível de entretenimento: máximo

Como não existe necessidade de prestar atenção à estrada, o Audi Aicon está equipado com diversos ecrãs, incluindo um no para-brisas. Nestes podemos ver filmes ou navegar na internet.

Audi Aicon

O acesso às várias funções do sistema de entretenimento poderá ser efetuado através de botões – que podem assumir várias posições ao longo da superfície digital que circunda o habitáculo —, através de comandos de voz ou até pelo seguimento ocular (eye tracking).

Se quiseres também podes transformar o Auid Aicon no teu escritório – é possível realizar videochamadas em movimento e aceder a plataformas de social media.

Poder elétrico

O Audi Aicon só tem um objetivo – levar os seus ocupantes do ponto A ao B no máximo de conforto possível. As especificações técnicas do Audi Aicon apontam para isso mesmo.

Os quatro motores elétricos – um por roda – fornecem um máximo de 354 cv e 550 Nm e fazem do Audi Aicon um verdadeiro quattro. A autonomia máxima prevista é de 700 a 800 km, considerando um determinado contexto de utilização.

Este contexto, no qual os automóveis autónomos dominam as estradas, resultará numa superior fluidez de tráfego, permitindo uma condução mais eficiente, permitindo percorrer mais quilómetros por carga.

O sistema de alta-voltagem de 800 volts, permite ao Audi Aicon carregar 80% das baterias em menos de 30 minutos. O Audi Aicon está também equipado com um sistema de carregamento wireless – estando numa AI Zone, o Aicon é capaz de se deslocar autonomamente a uma placa de carregamento por indução, sem intervenção do humana.

Audi Aicon
Bastidores do desenvolvimento do concept Audi Aicon.

O Audi Aicon vem ainda equipado com dois eixos direcionais. Esta característica, confere-lhe um raio de viragem de 8,5 metros, um valor ao nível de citadinos e utilitários.

Uma montra tecnológica

O Audi Aicon é uma montra tecnológica para o desenvolvimento da Inteligência Artificial ou AI – duas letras omnipresentes no nome dos dois concepts AIcon e elAIne.

É a Inteligência Artificial que tratará da condução e de “prever” quais as necessidades dos ocupantes, seja pela rotina dos comportamentos ou pela quantidade de sensores e radares presentes.

Com a AI a controlar o automóvel através de sensores, radares e Lidar, faróis como os médios e máximos foram eliminados.

O Audi Aicon não prescinde, ainda assim, de um sistema de iluminação: a ladear a grelha Audi Singleframe estão mais de 600 pixéis 3D, capazes de transmitir mensagens, que podem ir desde gráficos a animações. Tudo será possível.

As tecnologias referidas neste artigo ainda não foram introduzidas em veículos de produção.


O tempo médio de leitura são 00:00

Ainda só usaste

00:00

Queremos devolver o tempo que usarás a ler estas 15 edições.
Para isso a Audi juntou-se a nós. Fruto do conceito da 25ª Hora, vamos oferecer uma Experiência Audi inesquecível!

Em data que anunciaremos posteriormente, faremos uma transmissão live para sortearmos o vencedor!
Para participares, deixa-nos o teu contacto de e-mail.

Pssst! Não te preocupes, os teus dados estão seguros connosco. Consulta aqui a nossa política de privacidade.

Edição Anterior

O Audi A8 é o início de uma nova era. Estas são as tecnologias que lá encontramos.

Tradicionalmente, o Audi A8 é a montra tecnológica por excelência da marca de Ingolstadt, antecipando as tendências que vamos encontrar futuramente em toda a gama. Esta geração não é exceção.

Lê Agora