345Quantas mais edições leres, mais hipóteses terás de ganhar! Cada edição lida corresponde a uma possibilidade.Em data que anunciaremos posteriormente, faremos uma transmissão live através do Facebook para sortearmos o vencedor!Segue-nos no Facebook e no Instagram para não perderes o lançamento de cada edição.Cada artigo tem um tempo médio de leitura. À medida que o vais lendo vamos fazendo a contagem do tempo que estás a usar.1Quando atingires o tempo médio de leitura activas o espaço onde te podes candidatar ao prémio.2Cada artigo tem um tempo médio de leitura. À medida que o vais lendo vamos fazendo a contagem do tempo que estás a usar.Quando atingires o tempo médio de leitura activas o espaço onde te podes candidatar ao prémio.12345Quantas mais edições leres, mais hipóteses terás de ganhar! Cada edição lida corresponde a uma possibilidade.Em data que anunciaremos posteriormente, faremos uma transmissão live através do Facebook para sortearmos o vencedor!Segue-nos no Facebook e no Instagram para não perderes o lançamento de cada edição.
Conteúdo patrocinado por Audi Audi

O Audi A8 é o início de uma nova era. Estas são as tecnologias que lá encontramos.

Tradicionalmente, o Audi A8 é a montra tecnológica por excelência da marca de Ingolstadt, antecipando as tendências que vamos encontrar futuramente em toda a gama. Esta geração não é exceção.

Audi A8

A tecnologia faz parte do nosso quotidiano. Smartphones, assistentes por voz, relógios inteligentes, existem propostas para todos os gostos e necessidades. O automóvel, enquanto elemento essencial na vida de milhões de pessoas, não é exceção, sendo também uma influência importantíssima na definição da imagem das cidades.

Consciente disso, a Audi dotou o novo A8 das mais avançadas tecnologias de segurança, assistência à condução e infoentretenimento da indústria automóvel.

Sabias que
O novo Audi A8 foi o primeiro automóvel de produção preparado para o nível 3 de condução autónoma.

Argumentos importantes, que assentam numa plataforma totalmente nova, focada no conforto e na qualidade, onde a elegância, decisão e rigor estilístico não foi esquecido.

audi a8 2019

Em 2018 o Audi A8 foi considerado o Carro de Luxo do Ano, pelo painel de jurados dos World Car Awards.

Semi-híbrido. O que é?

Todos os A8 são mild-hybrid. Esta tecnologia consiste num sistema elétrico de 48 V, composto por um motor elétrico e uma bateria de iões de lítio de 10 Ah, localizada sob o compartimento da bagageira.

É um sistema cuja função não é providenciar autonomia elétrica, mas sim assistir o motor de combustão, gerando energia para sistemas como o ar-condicionado, assistência à condução, sistema start/stop e “coasting”, ou seja, a capacidade de rodar com a caixa de velocidades em ponto morto e com o motor desligado.

Máxima eficiência de combustível sem prejuízo da performance e do meio ambiente.

De acordo com a Audi, o sistema start/stop passa a estar ativo a partir dos 22 km/h e vem com nova funcionalidade preditiva. Ou seja, caso a câmara frontal em conjunto com os sensores do A8 detetem que o carro à nossa frente começa a movimentar-se, o motor elétrico pode ligar o motor de combustão em antecipação, mesmo se ainda estivermos a pressionar o pedal de travão.

audi a8 2019

Relativamente à função de “coasting”, passa não só a desengatar o motor, como a desligá-lo na totalidade, até 40 segundos, a velocidades entre os 55 e 160 km/h, tudo em nome dos consumos, emissões e ruído. Assim que o condutor volta a premir o acelerador, o motor de combustão entra em cena “de forma rápida mas suave”. O sistema semi-híbrido do novo Audi A8 permite reduzir os consumos de combustível até 0.7 litros por cada 100 km.

Plataforma MLB-Evo

A evolução do tipo de estrutura Audi Space Frame – estreada em 1994 com a primeira geração do Audi A8 -, evoluiu para uma solução multi-material da nova plataforma MLB-Evo.

O alumínio continua a ser o material base, mas agora vê-se complementado com aço, aço de ultra-resistência, magnésio e CFRP (Polímero de fibra de carbono reforçado).

audi a8 2019

Esta solução permite aumentar a rigidez torcional em 33% e assim melhorar a eficiência, o desempenho, a maneabilidade do carro, o isolamento acústico e os índices de segurança passiva.

Sabias que
Para desenvolver a estrutura do novo topo de gama da Audi, foi construída uma nova secção na fábrica da marca em Neckarsulm, com recurso a 14 400 toneladas métricas de aço – duas vezes mais que o aço utilizado para construir a Torre Eiffel, em Paris.

Graças a estes esforços, o Audi A8 é agora um modelo mais seguro e confortável. Face à geração anterior o peso total do conjunto não diminuiu, porém os conteúdos tecnológicos sofreram um enorme acréscimo.

Audi AI

A inteligência artificial assume um papel cada vez mais importante e com a sua aplicação estendida à indústria automóvel, abrem-se inúmeras possibilidades, principalmente ao nível da segurança.

O Audi A8 em concreto, e toda a gama Audi no geral, são verdadeiros tratados tecnológicos. Foi a pensar nisso que a marca de Ingolstadt desenvolveu o conceito Audi AI.

Esqueça o carro, Audi é muito mais.

É sob a égide de processadores ultrarrápidos, alimentados por sensores, camaras e radares que encontramos a essência Audi AI. Um conjunto de tecnologias que trabalham em uníssono apenas com um objetivo: tornar as nossas viagens mais rápidas comodas e seguras.

40 sistemas de ajuda à condução

Os números impressionam. No total são 40 assistentes de condução que compõem o Audi AI. Para facilitar o entendimento de todos eles, a Audi separou-os por três grupos: Tour, City e Assistência ao Parqueamento.

Tour

O sistema central deste pack é uma evolução do adaptive cruise control, que integra agora um avançado sistema de manutenção na faixa de rodagem e o já conhecido sistema traffic jam assist. Inclui também o sistema Audi Pre Sense, que ajuda a evitar colisões frontais e minimizar as consequências, em caso de embate.

audi a8 2019

Este pack inclui ainda um assistente de direção e um assistente anti-colisão, capazes de detetar tráfego em sentido contrário, ou veículos que cruzem a faixa de rodagem onde o veículo se encontra. Este sistema atua sobre a direção e individualmente sobre cada roda, travando apenas aquela ou aquelas que forem necessárias para evitar a colisão.

City

O City inclui o Assistente de Cruzamento (Crossing Assist) — utiliza os radares de médio alcance para detetar tráfego que se cruze na frente do A8, alertando o condutor e atuando sobre os travões se necessário.

Queremos que as cidades sejam locais mais seguros. É importante devolver a cidade às pessoas e o automóvel é uma parte fundamental dessa estratégia.

Este sistema também inclui uma tecnologia de alerta para abertura de portas, evitando que as portas abram quando veículos ou ciclistas se aproximam da traseira. Existe também um assistente de cruzamento na traseira: quando o veículo está em marcha atrás este sistema deteta a presença de peões ou veículos, podendo atuar sobre os travões impedindo o debate.

Temos finalmente o sistema de segurança Pre Sense 360º que deteta perigos de colisão à volta do carro, iniciando medidas preventivas — ajuste dos bancos, pré-tensão dos cintos, a suspensão pneumática endireita o carro, etc.

audi a8 2019

O Futuro é hoje

O Audi A8 está dotado de tecnologias cuja aplicação está pendente do enquadramento legal necessário, para poderem ser disponibilizadas nos modelos de produção.

Assistência ao Parqueamento

E se o carro do futuro estacionasse sozinho? E se invés de procurar o carro num parque de estacionamento, ele viesse ter connosco? São tudo questões às quais a Audi já obteve resposta. Como sempre a resposta foi pesquisa, desenvolvimento e capacidade tecnológica.

Acreditamos que o automóvel deve ser um parceiro para o nosso dia-a-dia, mesmo nas tarefas mais simples.

Foi por isso que a Audi quis elevar para um novo patamar os sistemas de assistência ao estacionamento, equipando o novo A8 com os mais avançados sistemas da atualidade.

Sistemas permitem ao condutor estacionar o Audi A8 remotamente, seja em paralelo, perpendicularmente ou em garagens, sem qualquer interferência e apenas com recurso a um smartphone.

O condutor controla a manobra, mas não necessita de estar sentado no interior do veículo. Basta ao condutor supervisionar a manobra enquanto a tecnologia faz todo o trabalho por si.

audi a8 2019

Estes sistemas – desde já disponíveis no Audi A8 – aguardam enquadramento legal para poderem ser utilizados. Definitivamente, o Audi A8 é um automóvel à frente do seu tempo.

Traffic Jam Pilot

O Traffic Jam Pilot toma conta das «operações» em situações de engarrafamento ou de deslocação a baixa velocidade (até 60 km/h em autoestrada), sendo o primeiro sistema a permitir condução autónoma condicionada de nível 3 — o condutor não precisa de ter o pé sobre os pedais ou as mãos no volante. É mais um sistema para o qual o novo Audi A8 já tem resposta, mas cuja sua utilização carece de legislação adequada.

Não sabemos o que o futuro nos reserva. Mas sabemos que o Audi A8 está preparado para todos os cenários.

Este sistema recorre a 12 sensores ultra-sónicos na frente, laterais e traseira; quatro câmaras 360º à frente, trás e retrovisores exteriores; quatro radares de médio-alcance nos cantos do veículo; um radar de longo-alcance na frente; uma câmara de infra-vermelhos (night vision assist); e, uma estreia no mundo automóvel, um scanner a laser na frente.

audi a8 2019

O sistema permite que o carro ligue ou desligue sozinho, acelere e trave, e mude de direção. No entanto, devido à ausência de regulamentos concretos na generalidade dos mercados, nem todas as funcionalidades do sistema poderão estar disponíveis nesta primeira fase.

O sistema monitoriza o condutor através de uma câmara, para averiguar se está preparado para assumir novamente o controlo quando, por exemplo, a velocidade excede os 60 km/h ou o tráfego começa a fluir. O sistema então alerta o condutor, com sinais visuais e sonoros, e em caso extremos, poderá fazer uma travagem de emergência, parando progressivamente até ficar imobilizado na sua faixa de rodagem, com ativação das luzes de emergência.

Suspensão Ativa

As suspensões eletromecânicas do novo Audi A8 chegarão ao mercado, com a grande vantagem de garantirem mais conforto e maior precisão dos movimentos da carroçaria. Uma das grandes vantagens deste sistema é conseguir controlar com o comportamento de cada suspensão individualmente. Ao contrário do que acontece no conjunto amortecedores convencionais, magnéticos e pneumáticos, as suspensões eletromecânicas não dependem da força de retorno (pós-compressão da mola).

audi a8 2019

Resultado? Uma experiência de condução ainda mais gratificante e comoda. O melhor de dois mundos.

Por todos estes motivos, o novo Audi A8 não é apenas um automóvel, é mais do que isso. É a confirmação dos valores de vanguarda tecnológica da marca, de um compromisso sério com um futuro sustentável, de uma preocupação com o meio ambiente.

O futuro é hoje, o Audi A8 é a prova disso mesmo.


O tempo médio de leitura são 00:00

Ainda só usaste

00:00

Queremos devolver o tempo que usarás a ler estas 15 edições.
Para isso a Audi juntou-se a nós. Fruto do conceito da 25ª Hora, vamos oferecer uma Experiência Audi inesquecível!

Para participares basta seguires os passos abaixo:

1. Segue-nos nas redes sociais

2. Subscreve a nossa newsletter

Subscrever

3. Quando o contador chegar aos 60 segundos, deixa-nos o teu e-mail

Pssst! Não te preocupes, os teus dados estão seguros connosco. Consulta aqui a nossa política de privacidade.