Clássicos SEAT. O logótipo que nasceu da FIAT

Logótipos

SEAT. O logótipo que nasceu da FIAT

Hoje viajamos até Martorell para conhecer a história por detrás do logótipo da Seat.

Vários SEAT em frente a um edifício da SEAT em Barcelona
© SEAT

Exatamente a meados do século passado (1950), surgia no país vizinho um pequeno fabricante de iniciativa estatal com o objetivo de estimular a venda de automóveis em Espanha no período pós-guerra — a SEAT (Sociedad Española de Automóviles de Turismo, S.A).

Em 1953 foi criada a primeira fábrica em Barcelona (Zona Franca), de onde saiu o seu primeiro veículo: o SEAT 1400, inspirado no FIAT 1400. Com este modelo nasceu também o primeiro logótipo da marca.

Recorde que, até 1982, a SEAT produzia veículos da FIAT sob licença desta, e, portanto o primeiro logótipo da marca espanhola era inspirado na marca italiana. Durante os primeiros trinta anos da marca a identidade visual da SEAT foi oscilando em função das preferências do mercado.

Nos anos 50, o logótipo consistia num tradicional brasão com um contorno cinzento escuro e um fundo vermelho, colocado entre duas asas cinzentas. Dentro da oval vermelha, estava escrito “SEAT” sobre “Licencia FIAT“.

Nos anos 60, a SEAT optou por um logótipo mais minimalista, primeiro apenas com o nome da marca e mais tarde com um círculo em volta e o fundo em tons de vermelho. Em 1970, o emblema perdeu novamente o círculo e passou a dispor de uma formatação mais linear e discreta.

Depois da Fiat

Só em 1980 é que os modelos da SEAT passam a exibir na dianteira o logótipo que hoje reconhecemos — o famoso “S” —, cujo significado é fácil de perceber.

Mas porquê um corte diagonal no “S”? De certa forma, esta foi uma maneira de homenagear as raízes da marca: a sua origem está ligada à Avenida Diagonal, uma das mais importantes avenidas da Catalunha.

Os esboços deste logótipo explicam a sua evolução.

Mas porque o design e o desenvolvimento da sua imagem “é algo que está no ADN da SEAT”, em 2012, a marca espanhola estreou um novo logótipo, aquando do lançamento da 3.ª geração do SEAT Leon.

Tal como há cinco décadas atrás, trata-se de uma adaptação aos novos tempos — mas menos drástica —, graças a um efeito cromado tridimensional e a um recorte diagonal simplificado. Tudo em função dos valores da marca: tecnologia e emoção.

SEAT Leon Sportstourer TDI
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel SEAT Leon Sportstourer TDI
Leia também: O logótipo intemporal. Fique a saber tudo sobre o emblema da Volkswagen

Sabe esta resposta?
Que modelo venceu o troféu Carro do Ano 2000 em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

SEAT Toledo. Vencedor do troféu Carro do Ano 2000 em Portugal