Notícias EX30. O SUV mais pequeno é também o Volvo mais rápido de sempre

Apresentação

EX30. O SUV mais pequeno é também o Volvo mais rápido de sempre

Anunciado como o SUV mais compacto da marca, mas também o mais rápido, o Volvo EX30 está disponível para encomenda a partir de hoje.

Volvo EX30 frente 3/4
© Volvo

Já desde a apresentação do primeiro modelo da família EX que a Volvo está com uma enorme vontade de nos apresentar o Volvo EX30. Afinal, foi com ele que fecharam a apresentação do EX90.

Mas hoje, finalmente, é o grande dia da sua apresentação mundial e estamos em Milão para o conhecer ao vivo. Já foi apontado como o Volvo com a menor pegada de carbono de sempre, mas há muito mais para descobrir.

Assenta sobre a base SEA da Geely, a mesma que serve o Smart #1, e até é um pouco mais curto que este. Com pouco mais de 4,2 m de comprimento, o Volvo EX30 passa também a ser o SUV mais compacto da marca.

No entanto, a conjugação de uma distância entre eixos de 2,65 m e jantes de grandes dimensões, equilibram as proporções. Não faltam as óticas “Martelo de Thor”, nem uma nova gama de cores mais vivas.

Sem surpresas num Volvo, as duas principais prioridades no desenvolvimento do EX30 foram a segurança e a sustentabilidade. No entanto, o Volvo EX30 também foi desenvolvido com o objetivo de oferecer a melhor experiência de utilização possível. E a mais calma.

Para que isso aconteça, o habitáculo conta com quatro ambientes diferentes e cinco temas de iluminação, cada um deles inspirado por uma paisagem escandinava.

Na versão base, apenas uma barra de som estará presente, dispensando altifalantes e cabos adicionais. É uma opção que permite mais espaços de arrumação e uma maior versatilidade a bordo.

Na frente, é o monitor tátil central de 12,3″ que se destaca, sendo que este inclui os serviços da Google. Mas o Volvo EX30 também poderá receber atualizações OTA (over the air) e utilizado com uma chave digital guardada no smartphone.

Como será a gama em Portugal

Apenas disponível como elétrico, o Volvo EX30 terá três opções em termos de grupo propulsor e dois tipos de bateria disponíveis.

“Gostamos de dizer que o EX30 é pequeno, mas poderoso, porque oferece tudo o que se deseja num Volvo, mas numa embalagem mais pequena.”

Jim Rowan – CEO – Volvo Cars

A entrada na gama faz-se com a versão de tração traseira e 200 kW (272 cv), que tem uma bateria LFP de 51 kWh capaz de uma autonomia máxima de 344 km.

Logo de seguida, a versão Extended Range mantém a tração traseira e a potência. No entanto, já inclui uma bateria NMC (níquel, manganês, cobalto) de 69 kWh, elevando a autonomia máxima até aos 480 km.

Volvo EX30 - lateral a carregar
© Volvo Cars O novo Volvo EX30 poderá receber carregamentos com uma potência de até 153 kW (versão Performance), o que se traduz em apenas 25 minutos para a bateria passar dos 10% para os 80%.

No topo da oferta, por enquanto, está a versão Performance, com dois motores — um em cada eixo — e com uma potência máxima combinada de 315 kW (428 cv).

Será capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,6s — o valor mais rápido de sempre para um Volvo –, mas a autonomia fica em 460 km.

Quando chega e quanto custa?

O Volvo EX30 será o quarto modelo da família de automóveis 100% elétricos da marca e está disponível para encomenda a partir de hoje.

O preço base é de 37 900 euros (sem despesas), mas, para as empresas, no entanto, o valor a memorizar são os 30 800 euros + IVA.

O início da produção está previsto para o final deste ano, pelo que as primeiras unidades só devem começar a ser entregues aos clientes no início de 2024. Comum a todos os Volvo EX30 é a oferta de cinco anos de manutenção programada.

Sabe esta resposta?
Em que ano a General Motors «misturou» um Saab com um Subaru?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Saab 9-2x, o “Saabaru”. Um japonês mascarado de sueco