Notícias LBX é o Lexus mais pequeno de sempre e quer conquistar a Europa

Vídeos RA

LBX é o Lexus mais pequeno de sempre e quer conquistar a Europa

A Lexus acaba de apresentar o LBX, o seu modelo mais compacto de sempre. É híbrido e foi pensado para a Europa.

Miguel Dias com Lexus LBX
© Razão Automóvel

Depois de muitos teasers, ficámos finalmente a conhecer o LBX, o modelo mais pequeno de sempre da Lexus e o primeiro modelo da marca nipónica a ser desenvolvido com o mercado europeu em mente.

Construído sobre a plataforma GA-B do Toyota Yaris Cross (ainda que com algumas modificações), o Lexus LBX tem 4,19 m de comprimento, 1,83 m de comprimento e 1,55 m de largura, medidas que o tornam 1 cm mais comprido, 6 cm mais largo e 5 cm mais baixo do que o «primo» da Toyota.

Podem parecer diferenças subtis, mas acreditem que se sentem quando estamos ao lado do novo B-SUV da Lexus, que se destaca precisamente pela sua postura mais assertiva.

Chegar a novos clientes

Durante o evento de apresentação do LBX, em Milão (Itália), onde marcámos presença, os responsáveis da Lexus não tiveram qualquer receio de confirmar que este B-SUV tem como principal objetivo chegar a um público que a marca japonesa não estava a conseguir chegar até agora.

A NÃO PERDER: UX, LS, LFA… O que significam os nomes dos modelos da Lexus?

E a marca identifica vários tipos de clientes a que quer chegar. Não só clientes fãs que até aqui estavam fora da gama de preços da marca, até clientes que nunca tinham sequer considerado comprar um Lexus.

lexus LBX traseira
© Lexus Face ao Toyota Yaris Cross o LBX viu as vias dilatadas e as rodas puxadas para as extremidades. O resultado é uma melhor postura e uma imagem mais impactante

Por isso mesmo, o objetivo do LBX passa por alargar os horizontes da Lexus, sobretudo na Europa. Afinal, este é precisamente o mercado onde o segmento B-SUV mais tem crescido e, como tal, onde o LBX tem mais potencial.

A Lexus ambiciona vender mais de 25 mil unidades no primeiro ano de vendas do modelo, a começar em 2024, aumentando em, sensivelmente, 50% as vendas totais no «velho continente».

Mais pequeno ou não, é um Lexus

Mais do que as proporções, aquilo que mais se destaca quando estamos ao vivo com o LBX é mesmo o facto de ele ser fiel às tradições da construtora japonesa.

Aposta numa imagem sofisticada, marcada por uma nova dianteira que quebra com aquilo que a Lexus nos tinha vindo a mostrar nos últimos anos.

Afirma-se por contar com linhas bem definidas, que lhe dão um aspeto mais agressivo: veja-se, por exemplo, a linha de ombros muito larga, um detalhe que ajuda a vincar a postura e a presença deste modelo.

Apresentação Lexus LBX
© Lexus O LBX conta de série com faróis LED

A assinatura luminosa também é nova, quer na dianteira quer na traseira, que veremos ser expandida para os restantes modelos da marca.

Se a imagem exterior surge em bom plano, o interior não lhe fica atrás, com o LBX a apresentar um desenho tipicamente Lexus, com uma imagem elegante, mas ao mesmo tempo sofisticada.

A escolha dos materiais merece uma nota muito positiva, com este LBX a mostrar detalhes e acabamentos que não são comuns neste segmento. E mesmo nas versões de entrada de gama, o LBX não desilude.

Híbrido com 136 cv

O novo B-SUV da Lexus só vai estar disponível com uma motorização híbrida (full hybrid) que junta um motor a gasolina com 1,5 l e três cilindros a um motor elétrico e a uma pequena bateria, para uma potência máxima de 136 cv e 185 Nm.

LEIAM TAMBÉM: Elétrico com caixa manual. Os segredos do sucessor do Lexus LFA

A marca japonesa não especificou a capacidade da bateria, mas destacou que se trata de uma nova bateria bipolar de hidretos metálicos de níquel. Além de ter um desenho mais compacto e mais leve, promete uma resposta mais rápida de carga e descarga.

lexus LBX perfil
© Lexus O Lexus LBX tem uma distância entre eixos 2 cm ao “primo” Toyota Yaris Cross, modelo com o qual partilha a plataforma GA-B

Quanto ao sistema híbrido em si, já o conhecemos da Toyota (ainda que aqui seja mais potente) e sabemos do que é capaz.

A Lexus ainda não revelou dados oficiais relativos aos consumos, mas confirmou que o sprint dos 0 aos 100 km/h está fixado nos 9,2s e que a velocidade máxima está fixada nos 170 km/h.

Apresentação Lexus LBX logo
© Lexus O LBX é o segundo Lexus da história a recorrer a uma denominação com três letras. O primeiro (e único até agora) tinha sido o mítico LFA

Mais tarde vai aparecer uma segunda variante, denominada E-Four, que adiciona um motor elétrico ao eixo traseiro para garantir tração integral ao LBX. Já está confirmado que esta versão se vai vender em Portugal.

Quando chega?

A produção do novo Lexus LBX (no Japão) vai arrancar no final deste ano, mas a chegada ao mercado português só vai acontecer em 2024, lá para fevereiro ou março.

lexus LBX frente
© Lexus

Para já ainda não há qualquer estimativa de preço para o nosso país, mas sabe-se que vai contar com uma edição especial de lançamento. Denominada Original Edition, vai estar limitada a 2000 unidades e vai apresentar detalhes específicos.